Brasil e Argentina assinam acordo para combater tráfico de pessoas



Brasil e Argentina assinaram acordo para reforçar a coordenação e a cooperação conjunta na prevenção do crime de tráfico de pessoas. O documento assinado pelos representantes dos dois países, o secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ), Paulo Abrão, e o procurador-geral do governo argentino, Julian Alvarez, prevê que os Estados cooperem um com outro para realização de campanhas de conscientização em massa, pesquisas e outras ferramentas.

"O acordo com a Argentina amplia ainda mais a nossa articulação internacional, ao passo que reforça nossa ação prioritária na região de fronteiras. O intercâmbio de informações oficiais e precisas com outros países qualifica a nossa capacidade de ação interna por meio da rede nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas", explicou Abrão.

"A Argentina tem percorrido um longo caminho na luta contra o tráfico de pessoas. Desde a promulgação da lei 26.364, em abril de 2008, o governo da Argentina, juntamente com as forças de segurança federais, resgatou 6.339 vítimas de exploração laboral e sexual", relatou Alvarez.

O procurador-geral argentino disse ainda que "o acordo com o Brasil é o início de uma nova era de trabalho conjunto, que irá melhorar as estratégias de prevenção e de intercâmbio de informações para investigações criminais".

Fonte:
Ministério da Justiça



20/03/2014 07:35


Artigos Relacionados


Eventos marcam Dia Internacional contra a Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas

Encontro estuda criação de rede internacional para combater tráfico de seres humanos

Justiça apoia campanha da fraternidade contra tráfico humano

Bahia terá núcleo de enfrentamento ao tráfico de pessoas

Brasil terá as primeiras estatísticas oficiais sobre tráfico de pessoas em um ano

Pesquisa de ONG mostra que vítimas do tráfico de pessoas são jovens e têm baixa escolaridade