Brasil e Argentina buscam fortalecer o cooperativismo



Os governos do Brasil e Argentina declararam, nessa quarta-feira (23), após a 21ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), o compromisso em buscar comércio equilibrado nas áreas agrícola e pecuária, em reunião bilateral dos ministros da Agricultura Mendes Ribeiro Filho (Brasil) e Julián Domínguez (Argentina). 

Na agenda bilateral, os ministros se comprometem a buscar soluções de mútuo interesse relacionadas ao comércio bilateral de setores sensíveis, de forma a assegurar que a continuidade do comércio seja consistente com as necessidades de desenvolvimento dos mercados. Os ministros brasileiro e argentino firmaram propósito de estimular medidas para promover a integração produtiva regional e o acesso conjunto a terceiros mercados para cadeias produtivas comuns aos dois países.

Em virtude de 2012 ser o Ano Internacional do Cooperativismo, Argentina e Brasil tiveram iniciativa semelhantes na constituição da Secretaria de Cooperativismo dentro de seus ministérios da Agricultura. Os ministros apontaram o cooperativismo como forma de agregar valor à produção agropecuária de seus países.

Um novo encontro para manter e aprofundar o diálogo bilateral está programado para março do ano que vem, em Buenos Aires, quando ocorrerá a Conferência Regional da FAO para América Latina e Caribe.


Fonte:
Ministério da Agricultura



24/11/2011 19:31


Artigos Relacionados


Brasil e Estados Unidos buscam fortalecer comércio de carne

Argentina e Brasil buscam agregar exportações para atingir US$ 10 bilhões por ano

Projetos que buscam fortalecer a ética na política já tramitam no Congresso

Eduardo Suplicy saúda os 165 anos de cooperativismo no Brasil

Brasil apresenta experiência de cooperativismo na agricultura familiar em debate no México

Brasil e Alemanha buscam aprimorar parceria em energia