Brasil e Estados Unidos buscam fortalecer comércio de carne



Os governos do Brasil e dos Estados Unidos (EUA) publicam nota de Declaração Conjunta  com o objetivo de melhorar e incentivar o comércio agrícola entre os dois países. A nota foi divulgada nesta quarta-feira (18), com o compromisso mútuo de adequação dos requisitos técnicos e de equivalência para saúde animal e inocuidade alimentar.

Declaração Conjunta

Os Estados Unidos e o Brasil são dois dos maiores produtores e exportadores agrícolas do mundo. Ao longo dos últimos 20 anos, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) do Brasil têm colaborado em muitos temas agrícolas e atualmente têm cerca de 100 atividades de cooperação em agricultura. Como líderes mundiais no uso de tecnologias inovadoras de produção agrícola, os dois países compartilham um grande interesse em explorar ainda mais a cooperação agrícola.

Tanto o Brasil quanto os Estados Unidos mantêm um forte compromisso com a regulamentação baseada na ciência. O USDA e o Mapa concordaram recentemente numa ação conjunta para alterar as regras que atualmente limitam o comércio bilateral de carne.

O comércio bilateral de carne bovina e de todos os produtos à base de carne bovina poderia ocorrer uma vez que cada país exportador atenda aos requisitos técnicos e de equivalência do país importador para saúde animal e inocuidade alimentar.

Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



18/12/2013 15:52


Artigos Relacionados


Brasil e Estados Unidos discutem retomada das exportações de carne

Brasil volta a exportar carne termoprocessada para os Estados Unidos

Estados Unidos abrem seu mercado para carne suína brasileira

Brasil e Argentina buscam fortalecer o cooperativismo

Cláudio Lembo recebe secretário de Comércio dos Estados Unidos

LOBÃO CRITICA "GENEROSIDADE" BRASILEIRA NO COMÉRCIO COM OS ESTADOS UNIDOS