Brasil e Argentina firmam acordo na área nuclear



Brasil e da Argentina anunciaram nesta terça-feira (3), após reunião bilateral realizada em San Juan, na Argentina, um acordo para desenvolvimento de energia nuclear para fins pacíficos. O anúncio foi feito em entrevista coletiva pelos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Cristina Kirchner, no auditório do Centro Cívico da província, após realização da 39a. reunião de Cúpula do Mercosul.

Os dois países firmaram ainda compromisso para a realização de obras que permitirão o incremento na geração de energia elétrica. O Brasil reconheceu ainda a soberania da Argentina sobre as Ilhas Malvinas, arquipélago que hoje está sob controle da Inglaterra.

O presidente brasileiro disse que os resultados da reunião do Mercosul na Argentina foram positivos e lembrou que os acordos firmados são uma resposta ao ceticismo que cercava no passado a criação de um bloco econômico na América do Sul. Segundo ele, a única demanda que não foi fechada na gestão de Cristina Kirchner à frente da presidência pro tempore do Mercosul foi o acordo comercial com a União Européia, o que acredita ser possível ocorrer nos próximos cinco meses.

O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, lembrou que a área nuclear sempre foi um pilar importante da parceria estratégica entre o Brasil e a Argentina, que começou a ser negociada desde os anos 90. Mas que a demora no acordo é porque existe um certo zelo com relação às tecnologias desenvolvidas pelos dois países.


Fonte:
Blog do Planalto

 



12/08/2010 05:38


Artigos Relacionados


Brasil e Argentina comemoram 20 anos de acordo nuclear

Brasil e Argentina vão firmar acordo para compartilhamento de estudos na área de educação

Senado aprova projeto que referenda acordo de cooperação na área de defesa entre Brasil e Argentina

Aprovado acordo de cooperação com a Rússia na área nuclear

Brasil e Argentina farão parceria nuclear

Brasil e Argentina avaliam parceria nuclear no próximo dia 23