Brasil e Argentina comemoram 20 anos de acordo nuclear
O Brasil e a Argentina comemoraram na última sexta-feira (8) o 20º aniversario da Agência Brasileiro-Argentina de Contabilidade e Controle de Materiais Nucleares (Abacc).
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a agência é considerada um exemplo no mundo, e pode servir de modelo para outras regiões, como o Oriente Médio, a Península Coreana e a Ásia Meridional.
Rivais na década de 1970, quando eram governados por militares, Brasil e Argentina criaram em 1991 a única organização binacional de salvaguardas, cujo objetivo é garantir que todos os materiais nucleares sejam usados para fins pacíficos.
Em 1991, foi assinado um acordo entre o Brasil, a Argentina, a Abacc e a Oiea, que reconhece as inspeções recíprocas feitas pelos dois países.
Atualmente, existem 67 instalações nucleares sujeitas às salvaguardas da agência: 42 na Argentina e 25 no Brasil. E os dois países planejam construir, juntos, um reator de uso múltiplo.
Em junho passado, depois de mais de seis anos de negociações, o Grupo de Supridores Nucleares determinou que somente os países que atendem aos mais elevados padrões de proteção física, segurança e salvaguardas nucleares terão acesso desimpedido às tecnologias sensíveis de enriquecimento de urânio e reprocessamento de combustível nuclear. O acordo quadripartite foi reconhecido pelo grupo.
Fonte:
Agência Brasil
11/07/2011 11:06
Artigos Relacionados
Brasil e Argentina firmam acordo na área nuclear
Brasil e Argentina farão parceria nuclear
Brasil e Argentina avaliam parceria nuclear no próximo dia 23
Senadores comemoram os 120 anos do 'Jornal do Brasil'
TV Senado discute acordo nuclear entre Irã, Turquia e Brasil
Brasil e Turquia tentarão mediar negociações para acordo nuclear do Irã