Brasil e Argentina vão cooperar nas áreas de cidadania e diversidade cultural



O Ministério da Cultura do Brasil e a Secretaria Nacional de Cultura da Argentina assinaram em Buenos Aires, na terça-feira (15), um memorando de entendimento específico sobre o projeto Pontos de Cultura e a Declaração de Buenos Aires, marcada pela abrangência de áreas. Os dirigentes da Biblioteca Nacional de cada um dos dois países também firmaram termo de cooperação para o desenvolvimento de um projeto comum.

A Declaração de Buenos Aires sinaliza um compromisso de integração com a cidadania e a diversidade cultural, por meio de um extenso conjunto de áreas e programas que já são desenvolvidos ou serão implementados por ambos os países. Foram abordados os Pontos de Cultura, o intercâmbio artístico, a identidade cultural, a economia criativa, o livro e a leitura, além do audiovisual, patrimônio cultural e museus.

“Passamos séculos com nosso olhar voltado à Europa; agora, estamos nos dedicando à integração dos nossos países”, afirmou a ministra da Cultura, Ana de Hollanda. Para ela, o fato de o Brasil e a Argentina serem os países de maior peso na América do Sul, é poderoso indutor de desenvolvimento cultural para a região como um todo.

A declaração enfatiza “a importância de incentivar a criação de programas conjuntos de tradução de livros e a troca de experiências nas áreas acadêmica e de gestão pública, bem como o reforço da participação de ambos os países em feiras de livros. Reforçaram também a intenção de desenvolver uma biblioteca virtual com obras dos dois países, tendo como ponto inicial a coleção do historiador argentino Pedro de Angelis.”

Outro ponto enfatizado pelo documento diz respeito ao “papel da economia criativa no desenvolvimento econômico e social” e à “cooperação bilateral no que se refere à construção de estratégias de desenvolvimento local e regional a partir do eixo da cultura.”

A declaração e o memorando de entendimento foram assinados no âmbito do Acordo de Integração Cultural entre Brasil e Argentina, de 1997, e do Programa Executivo de Cooperação Cultural 2009-2011, de 2008.

 

Fonte:
Ministério da Cultura



16/11/2011 18:16


Artigos Relacionados


Brasil e França vão cooperar em pesquisas nas áreas de Matemática, Física e Biodiversidade

Programa Áreas Protegidas da Amazônia (ARPA) do Brasil é destacado na Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 11)

Collor defende tolerância à diversidade cultural e diz que Brasil é exemplo para Europa

Diversidade cultural é tema do segundo episódio da série 'Brasil no Olhar dos Viajantes'

Brasil e Holanda vão cooperar em Logística e Transportes

Delegação queniana quer cooperar com Brasil na área agrícola