Brasil e Bulgária compartilham interesses em comum, diz Dilma



Em brinde durante jantar oferecido nesta quarta-feira (5) pelo presidente Georgi Parvanov, a presidenta Dilma Rousseff disse que Brasil e Bulgária compartilham objetivos como a promoção da paz, da democracia e do desenvolvimento com inclusão social.

“Estamos abertos à construção de parcerias frutíferas com todos os povos que vejam, no Brasil, um sócio”, disse.

Ela destacou que sua visita à Bulgária é fonte de profundas emoções, além de compromisso de governo, e agradeceu por estar sendo recebida com muita afetividade na terra natal de seu pai. Disse ainda estar convicta de que sua visita ao país enseja uma maior aproximação bilateral, reforçada pela troca de informações entre empresários búlgaros e brasileiros que mantiveram mais cedo reunião de trabalho.

“Fico sensibilizada como brasileira. Porque enxergo nessas homenagens à minha pessoa uma homenagem ao meu país. No orgulho de vocês pela ‘presidenta búlgara’ do Brasil, vejo uma celebração do Brasil multicultural, do país plural que, ao longo da história, abriu suas portas para imigrantes das mais variadas origens, que lá vivem em paz e harmonia.”

Nesta quinta-feira (6) à tarde, a presidenta será recebida em praça pública pela comunidade de Gabrovo, cidade onde seu pai, Pedro Roussev, nasceu. Pela manhã, a presidenta será homenageada em almoço oferecido pelo prefeito da cidade de Gorna Oryahovitsa. No fim do dia, parte para Âncara, em viagem oficial à Turquia.


Fonte:
Blog do Planalto



05/10/2011 18:58


Artigos Relacionados


Presidenta Dilma recebe condecoração da Bulgária

Visita de Dilma desperta atenção na Bulgária

Dilma deve visitar a Bulgária em pouco mais de um mês

Dilma aguarda visita à Bulgária com emoção e ansiedade, diz Patriota em viagem ao país

Dilma Rousseff inicia neste sábado 1a visita oficial à Bélgica, Bulgária e Turquia

Brasil conquista 14 medalhas em olimpíada de matemática na Bulgária