Brasil e Colômbia vão revisar barreiras sanitárias



A mudança nos critérios sanitários do Brasil para produtos colombianos deverá ser um dos focos da reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, empossado recentemente. Marcada para o dia 1º de setembro, a visita será a primeira de Santos ao Brasil como presidente.


O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, informou nesta sexta-feira (27) que as barreiras sanitárias brasileiras, que acabam restringindo a entrada de produtos colombianos no País, foram uma preocupação demonstrada pela embaixadora da Colômbia em Brasília, Maria Elvira Pombo Holguín, em reunião nesta quinta-feira (26).


“A maior dificuldade que os colombianos enfrentam aqui, segundo a embaixadora me disse ontem, são temas fitossanitários e de controles técnicos. Não é que esses controles não devam ser feitos, mas a gente tem que adaptar os sistemas burocráticos para uma era de integração”, disse.


Amorim afirmou também que há uma preocupação dos dois países de reduzir o déficit comercial colombiano em relação ao Brasil, que ainda exporta muito mais do que importa da Colômbia.


Fonte:
Agência Brasil



27/08/2010 20:32


Artigos Relacionados


Brasil intensifica ações contra as barreiras sanitárias

Países querem ampliar barreiras sanitárias sem causar prejuízos à economia mundial

Brasil vai revisar Plano Nacional de Recursos Hídricos

Brasil vai revisar leis sobre pesquisas de vírus em água

Brasil e Argentina discutem condições sanitárias de comércio nesta segunda

Decisão sobre barreiras comerciais seguirá na agenda entre Brasil e EUA