Brasil intensifica ações contra as barreiras sanitárias
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (Mdic), participou da 58ª Reunião do Comitê sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada em Genebra, na Suíça. Na oportunidade, o Brasil intensificou as ações contra as barreiras sanitárias e fitossanitárias aplicadas à exportação dos produtos agropecuários nacionais.
Foi apresentada uma reclamação contra as barreiras às exportações de carne bovina brasileira pelo Japão, China e África do Sul, em razão do caso atípico de BSE que foi notificado à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Após análise das informações técnicas fornecidas pelo Brasil, esse organismo se posicionou favorável ao país, com a manutenção do status sanitário brasileiro para a enfermidade como de “risco insignificante”, melhor classificação estabelecida pela OIE.
O questionamento feito à Indonésia foi relacionado à barreira injustificada às exportações de frango brasileiro que o país mantém há anos. Vale lembrar que o Brasil exporta esse produto para mais de 170 países. Além disso, foram realizadas negociações com a África do Sul, União Europeia, Taiwan, China e Turquia para remover barreiras injustificadas ao comércio de carne suína, carne bovina, carne de aves, animais, produtos para alimentação animal e milho.
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
21/10/2013 18:35
Artigos Relacionados
Brasil e Colômbia vão revisar barreiras sanitárias
Países querem ampliar barreiras sanitárias sem causar prejuízos à economia mundial
Governo de Mato Grosso do Sul intensifica ações contra dengue
Ana Amélia cobra ações do governo brasileiro contra barreiras comerciais argentinas
Ana Amélia pede posição firme do Brasil contra barreiras às exportações no Mercosul
Fiscalização de agrotóxicos intensifica ações em 2012