Brasil vai revisar leis sobre pesquisas de vírus em água



Especialistas em virologia e vigilância em saúde retomaram o debate sobre os parâmetros de qualidade da água no País. O foco principal da discussão é a legislação brasileira sobre as pesquisas que identificam a presença de vírus nas águas recreacionais, usadas para atividades esportivas e de diversão, e nas águas de reuso, aquelas que são tratadas para posterior reutilização.


Reunidos nesta quarta-feira (5), em Belo Horizonte, os técnicos informaram que a revisão da legislação, que deve ficar pronta até o final do ano, pode incluir mudanças sobre o volume de vírus presentes em determinadas amostras, presença ou ausência de determinados tipos e tornar obrigatório o levantamento. A última atualização da lei foi feita em 2004 e recomenda a análise.

“Ainda não foi possível implantar a lei em todos os estados devido às dificuldades de concentração da metodologia que não estava disponível. Mas, recentemente, com avanços das tecnologias, foi possível a identificação e o Ministério da Saúde vai fazer sua parte que é divulgar para os estados para que possam implantar e atender a portaria, garantiu Nelma Faria, técnica da Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública do Ministério da Saúde.

O chefe do Laboratório de Virologia Comparada e Ambiental do Instituto Oswaldo Cruz, José Paulo Leite, garante que a metodologia não é complexa. “Houve recentemente um investimento muito grande na capacitação tanto em equipamento quanto em pessoal dos laboratórios centrais (ligados ao Ministério da Saúde) e a partir do momento que haja disponibilidade de recursos, do equipamento e de pessoal, é uma coisa que é muito fácil de ser implantada”.


Saiba mais sobre a Fiocruz no Portal Brasil


Fonte:
Agência Brasil



11/08/2010 05:51


Artigos Relacionados


Geraldo Mesquita: Congresso é cobrado a produzir leis, mas o Brasil tem leis em excesso

Brasil e Colômbia vão revisar barreiras sanitárias

Brasil vai revisar Plano Nacional de Recursos Hídricos

Oficina sobre gestão de patrimônio público vai analisar leis de Brasil e Espanha

Brasil e Japão vão desenvolver pesquisas sobre o biocarvão

Iphan realiza pesquisas sobre línguas faladas no Brasil