Brasil é convidado especial do fórum sobre desenvolvimento sustentável na Espanha



Será realizado, de 22 a 26 de novembro, em Madri, na Espanha, o 10º Foro Hispano Brasileiro sobre Desenvolvimento Sustentável. Pela primeira vez, o evento contará com um país convidado, o Brasil, que estará representado por uma delegação governamental, empresas, ONGs e universidades. Os temas a serem discutidos neste foro serão Energia e Mudança Climática; Água e Participação; e Responsabilidade Social. 

O evento, que acontecerá no Palácio Municipal de Congressos de Madri, é organizado pelo Congresso Nacional do Meio Ambiente da Espanha (Conama). Segundo os organizadores do encontro, a presença do Brasil é importante porque o país possui, dentro de suas fronteiras, a maior selva tropical do mundo e tem se transformado em um dos pontos estratégicos para lutar contra a perda da biodiversidade e para a tomada de decisões contra o aquecimento do planeta. 

“A estabilidade e a confiança daquela que já é nona potência econômica do mundo, assim como segurança jurídica para os investimentos estrangeiros, apontam para grandes oportunidades de negócios para empresas relacionadas com energia, infraestrutura e água, setores-chave no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), concebido como uma política de Estado do Brasil”, afirma o site oficial do evento.

O convite ao Brasil é marcado pelo simbolismo da Conferência da Terra, realizada no Rio de Janeiro em 1992, da qual, decorridos poucos meses, seguiu-se o primeiro foro na Espanha. Este espaço se transformou, no decorrer dos anos, no principal foro ambiental espanhol para profissionais do setor. 

O Foro Hispano Brasileiro sobre Desenvolvimento Sustentável é uma continuação dos Encontros Iberoamericanos de Desenvolvimento Sustentável (Eima), que a Fundação Conama organiza desde 1996, reunindo especialistas para potencializar o intercâmbio de informações, com o objetivo de promover novas alianças de cooperação, em busca de soluções combatíveis com o desenvolvimento sustentável. 

Os interessados podem enviar comentários ou pedir informações pelo e-mail: [email protected]. 

A inscrição para pessoas de qualquer país da América Latina é inteiramente gratuita e as instruções sobre como fazê-la estão no site do evento. 


Fonte:
Portal Brasil 

 

05/11/2010 18:45


Artigos Relacionados


Brasil será convidado especial na cúpula da ONU sobre desenvolvimento do milênio

Brasil abre reunião da ONU sobre gestão global e desenvolvimento sustentável

Brasil pode contribuir no debate sobre desenvolvimento sustentável, afirma Agripino

Fórum internacional de desenvolvimento humano defendem crescimento sustentável

Fórum Mundial de Desenvolvimento Sustentável vai exibir casa ecológica no Rio

Fórum mundial debate trabalho decente e desenvolvimento sustentável