Brasil e Nigéria devem aumentar cooperação agrícola



A cooperação agrícola entre Brasil e Nigéria com objetivo de alavancar vendas de manufaturados brasileiros foi o tema da reunião, desta quinta-feira (11), entre o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ricardo Schaefer, e o ministro da Agricultura nigeriano, Akinwumi Adesina, em Abuja, capital do país africano.

O desenvolvimento de cultura como a de arroz, mandioca, cana-de-açucar e produção de carnes são oportunidades para a cooperação entre Brasil e Nigéria na área agrícola, objetivando permitir abertura de mercado para produtos manufaturados brasileiros, como máquinas e implementos agrícolas e equipamentos para processamento de alimentos.

No encontro, o secretário brasileiro Ricardo Schaefer destacou a qualidade do setor industrial agrícola e da indústria alimentícia existentes no Brasil, com potencial de estabelecerem negócios na Nigéria para aumentar a produtividade do país.

Representantes do governo e da iniciativa privada brasileira ofereceram apoio e discutiram propostas de intercâmbio de conhecimentos e tecnologias com a Nigéria para aprimorar a produção, a armazenagem e a distribuição de alimentos. Schaefer disse que estas parcerias podem ser melhor desenvolvidas ao amparo de um acordo de investimentos, assunto que será analisado por um grupo de autoridades dos dois governos criado esta semana.

“Desta forma, vamos tratar não apenas de eventuais colaborações, mas dar condições para que empresas brasileiras e nigerianas elaborem projetos em comum, para além da produção agrícola, alcançando etapas importantes de industrialização”, afirmou Schaefer.

O ministro nigeriano disse que em seu período de estudos, conheceu diversos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), instituição que ele classificou como de excelência e uma das mais avançadas do mundo em seu gênero.

“A performance, a estrutura e a mentalidade do agronegócio brasileiro sempre me impressionaram. A experiência da Embrapa no cerrado brasileiro nos serve de exemplo diante do desafio de aumentar a nossa produção na savana africana”, comentou.

O ministro citou ainda o trabalho da Companhia Brasileira de Abastecimento (Conab) que ele considerou como emblemático para o combate da pobreza e para a redução da fome e da desnutrição.

Fonte:

Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio



11/10/2013 11:07


Artigos Relacionados


Brasil e Nigéria debatem cooperação energética

Brasil e Nigéria assinam acordo sobre Cooperação em Defesa

Brasil e Nigéria fazem acordo de cooperação em assistência penal

Brasil e UE querem aumentar cooperação em tecnologia

Brasil e Portugal vão aumentar ações de cooperação no turismo

Brasil e Alemanha discutem cooperação agrícola e segurança alimentar