Brasil é o primeiro país a sediar conferência internacional sobre tecnologias em saúde
Especialistas e autoridades de diferentes países chegam ao Rio de Janeiro no próximo dia 25 para a Conferência Internacional de Avaliação de Tecnologias em Saúde – HTAi 2011, evento que vai avaliar, este ano, a sustentabilidade mundial dos sistemas de saúde.
O Brasil é o primeiro país da América Latina a sediar a conferência, uma sociedade internacional sem fins lucrativos, que apoia o uso da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) ao redor do mundo para a introdução de inovações e melhorar a atenção à saúde das populações.
O encontro, que chega em sua oitava edição (8th Health Technology Assessment International Meeting), será até o dia 29, no Rio de Janeiro (RJ).
A conferência é considerada por especialistas o principal encontro internacional para a discussão de bases conceituais, métodos e aplicações da avaliação. Os debatedores vão discutir o desenvolvimento, o uso e a disseminação da ATS no mundo como forma de promover o acesso a inovações seguras e efetivas em saúde.
“Este é um marco político para o novo contexto do Brasil no cenário mundial da saúde, onde a questão tecnológica é discutida à luz da construção de um sistema de saúde universal e de um padrão de desenvolvimento que alia inovação, equidade e inclusão social”, avalia o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Carlos Gadelha.
A programação da conferência prevê debates em plenárias, painéis coordenados por especialistas de agências internacionais, workshops e mini cursos, entre outros. Participarão do evento cerca de 900 pessoas de 47 países.
A conferência é organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (Sctie) do Ministério da Saúde, com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Centro Cochrane do Brasil e da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS).
Fonte:
Ministério da Saúde
10/06/2011 17:27
Artigos Relacionados
Brasil vai sediar conferência internacional sobre desenvolvimento da mídia
Brasil recebe encontro internacional sobre avaliação de tecnologias em saúde
Brasil vai sediar conferência sobre governança na internet
Brasília vai sediar a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção
Brasil é sede da 3ª Conferência Internacional sobre Inclusão Digital
Brasil irá sediar congresso internacional de pesquisa florestal