Brasil vai sediar conferência internacional sobre desenvolvimento da mídia



O Brasil vai sediar, em abril de 2012, a 3ª Conferência Mundial do Fórum Global pelo Desenvolvimento da Mídia (Global Forum for Media Development - GFMD).  O fórum, que reúne cerca de 500 organizações de apoio aos meios de comunicação em mais de 100 países, é voltado para a promoção da liberdade de imprensa e do pluralismo na mídia. A conferência no Brasil, a ser realizada em Brasília, será a primeira em um país da América. A informação foi divulgada na quarta-feira (29) pelo Ministério das Comunicações.

O evento terá o apoio do Ministério das Comunicações e vai reunir cerca de 500 profissionais ligados ao tema – incluindo representantes do governo, jornalistas, empresariado, pesquisadores, estudantes e formadores de opinião. O objetivo é discutir temas como regulação, o papel da radiodifusão e o desenvolvimento da mídia na América Latina.

Para o Ministério das Comunicações, trata-se de uma oportunidade de debater temas essenciais para a pasta e que já estão sendo trabalhados, como a revisão do marco regulatório das comunicações. “Ao apoiar a conferência, o ministério reitera a defesa da liberdade de expressão e da mídia, fundamentais para a democracia e para o desenvolvimento humano”, diz Aldemo Garcia, chefe da Assessoria Internacional do Ministério das Comunicações.

De acordo com a diretora do GFMD, Bettina Peters, o empenho do governo brasileiro em discutir essas questões foi um dos principais motivos que motivou a escolha do Brasil para sediar a conferência. “O Brasil está definitivamente no mapa das questões de desenvolvimento. Temos, por exemplo, a revisão das leis de radiodifusão, o debate sobre a massificação da banda larga e a questão da digitalização dos meios. Todo esse interesse nas questões ligadas à mídia faz do Brasil uma excelente escolha para nós”, afirmou.

Segundo Bettina Peters, o encontro de representantes de mais de 100 países, incluindo aqueles que debatem questões parecidas, será uma oportunidade para fazer avançar o debate sobre os meios de comunicação no Brasil.

A primeira conferência da GFMD foi realizada em 2005 em Amã, na Jordânia. A segunda edição aconteceu em 2008, em Atenas, na Grécia.

 

Fonte:
Agência Brasil



30/06/2011 12:17


Artigos Relacionados


Brasil é o primeiro país a sediar conferência internacional sobre tecnologias em saúde

Brasil vai sediar conferência sobre governança na internet

Brasília vai sediar a 15ª Conferência Internacional Anticorrupção

Marina Silva fala sobre mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável em conferência de Direito Internacional

Brasil é sede da 3ª Conferência Internacional sobre Inclusão Digital

Brasil irá sediar congresso internacional de pesquisa florestal