Brasil vai sediar conferência sobre governança na internet
Os ministros das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo; das Comunicações, Paulo Bernardo; e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp; anunciaram, nesta segunda-feira (18), durante entrevista coletiva, que o Brasil vai sediar nos dias 23 e 24 abril de 2014 uma conferência internacional sobre governança na internet.
Segundo Paulo Bernardo, o encontro deve acontecer em São Paulo. O objetivo, segundo Figueiredo, é organizar uma reunião para buscar entendimentos a respeito do tema.
O ministro explicou que algumas atribuições do controle da internet devem ser mantida com o terceiro setor. “O que nós achamos é que os governos devem atuar onde é necessário, como nos casos de crimes cibernéticos, terrorismo, espionagem e pedofilia. O nosso marco civil tem princípios que podem ser replicados, mas não trata de questões internacionais que ainda precisam ser trabalhadas”, acrescentou.
“O objetivo da conferência é um debate amplo de todos os setores diretamente interessados e vinculados à internet. Governos, empresas, academia, sociedade civil. Estamos agindo internacionalmente para a proteção dos direitos. Esta é a grande orientação que o governo tem, de proteger a liberdade de expressão, os direitos humanos e da privacidade. Estamos determinados a continuar nesse caminho”, disse Figueiredo.
Já o ministro da Ciência e Tecnologia citou o modelo brasileiro participativo e democrático de governança da internet do Comitê Gestor da Internet (CGI), criado em 1995 e que reúne 20 integrantes. “Essa proposta do encontro em São Paulo surgiu de uma belíssima experiência que o Brasil tem em matéria de governança da internet. Ali estão representados todos grandes os setores da sociedade. O decálogo que orienta as suas ações já é reconhecido no mundo todo. Então o Brasil tem uma posição de liderança nesse setor”, ressaltou.
A proposta do encontro foi acertada em uma audiência da presidenta Dilma Rousseff com o CEO da Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), Fadi Chehadé, no dia 9 de outubro.
Na ocasião, ele afirmou que veio “para discutir com ela como partiremos da visão dela para o futuro para conseguir soluções práticas, porque a confiança do mundo na internet global foi ferida”, e que a ideia da conferência era “discutir como, juntos, vamos basear nosso trabalho em governar a internet”.
Fontes:
Blog do Planalto
Ministério das Comunicações
19/11/2013 14:42
Artigos Relacionados
Brasil vai sediar encontro mundial sobre governança da internet em 2014
Conferência sobre governança da internet deve receber 150 países
Brasil vai sediar conferência internacional sobre desenvolvimento da mídia
Brasil é o primeiro país a sediar conferência internacional sobre tecnologias em saúde
México vai sediar evento sobre governança fundiária
Brasil reforça fórum internacional de governança da internet