Brasil é reeleito para presidência de programa de museus da Ibero-américa



Representantes dos países ibero-americanos que integram o Comitê Intergovernamental do Programa Ibermuseus reelegeram o Brasil para a presidência do programa. O presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), José do Nascimento Junior - que preside o Ibermuseus desde seu início, em 2009, continuará à frente da iniciativa por mais um ano. A eleição ocorreu em reunião do Comitê Intergovernamental realizada, esta semana, na Cidade do México. 

A reunião precedeu o V Encontro Ibero-americano de Museus, que começou na quarta (8) e vai até sexta-feira (10) na mesma cidade mexicana. 

O Programa Ibermuseus é uma iniciativa intergovernamental de cooperação cultural para a área de museus na Ibero-américa. Ele é vinculado à Secretaria-Geral Ibero-americana (Segib) e conta com o apoio da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/Ministério da Cultura) e da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Aecid). A Unidade Técnica do programa está sediada no Brasil. 
 

Plano de trabalho 

O Comitê Intergovernamental também aprovou o Plano de Trabalho do Ibermuseus para 2012, consolidando ações como o Prêmio Ibero-americano de Educação e Museus, o edital Conversaciones (voltado à ações de curadoria) e o programa de apoio ao patrimônio em risco. Também foram definidas novas ações, como a elaboração de um programa de cooperação com o Haiti na área museológica. 

Foi aprovada a criação de um Comitê Executivo que atuará como interlocutor entre o Comitê Intergovernamental e a Unidade Técnica do Ibermuseus, e que terá atribuições de apoio institucional e técnico à Unidade e à presidência do programa. O Comitê Executivo será composto por representantes do Comitê Intergovernamental do México, Espanha e Uruguai. 

Na reunião, foi decidida ainda a flexibilização dos requisitos de adesão dos países-membros ao Comitê Intergovernamental por meio de um sistema de cotas diferenciadas de acordo com as possibilidades econômicas de cada um. Com essa decisão, o Programa Ibermuseus mantém sua determinação de integração e de fortalecimento da cooperação entre os países ibero-americanos. 

Saiba mais sobre o programa aqui. 

 

Fonte:
Ministério da Cultura



09/06/2011 17:56


Artigos Relacionados


Brasil participa do V Encontro Ibero-americano de Museus

Brasil representa América Latina em reunião sobre convenção ibero-americana de seguridade social

Renan é reeleito para a Presidência do Senado

Colômbia sedia Encontro Ibero-Americano de Museus

Memorial da América Latina apresenta o Festival Ibero-americano

Festival de teatro ibero-americano anima Memorial da América Latina