Brasil e Vietnã estudam áreas para cooperação científica



Uma delegação de representantes da Academia de Ciência e Tecnologia do Vietnã (Vast), da República Socialista do Vietnã, está no Brasil para conhecer institutos de pesquisa e trocar informações para uma possível cooperação bilateral.

A delegação vietnamita se reuniu nesta terça-feira (18), no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o ministro Sergio  Rezende, e com o chefe da Assessoria de Assuntos Internacionais (Assin), José Monserrat Filho.

No encontro, o vice-presidente da Vast, Nguyen Dinh Cong, destacou que a Academia e o Brasil podem desenvolver em conjunto pesquisas em biotecnologia, oceanografia e tecnologia espacial.

Em 2008, os dois países assinaram o Acordo Quadro de Cooperação Científica e Tecnológica. A proposta está tramitando no Congresso Nacional. O texto propõe a formação de uma comissão conjunta para definir áreas em que podem ser desenvolvidos programas de cooperação científica e tecnológica. Entre as áreas selecionadas estão saúde e ciências biomédicas, energias renováveis, projetos hidrelétricos e etanol.

Desde que foi realizada a reforma econômica no Vietnã, o setor no país cresce a uma média de 7% ao ano. De 1993 para 2007, a população de vietnamitas que vivia abaixo da linha da pobreza saiu de 58% para 28%.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

 

19/05/2010 13:18


Artigos Relacionados


Brasil e Holanda firmam memorando para cooperação na área científica

Capes prorroga até 27 de agosto inscrições para cooperação científica Brasil-Argentina

Ingleses querem ampliar cooperação científica com o Brasil

RÚSSIA E BRASIL GANHAM ACORDO DE COOPERAÇÃO CIENTÍFICA

Workshop debate cooperação científica entre Brasil e Alemanha

Esquina da Ciência estreita cooperação científica entre Brasil e EUA