Brasil estreia em quatro modalidades em Santiago



O Time Brasil inicia nesta sexta-feira sua participação na décima edição dos Jogos Sul-Americanos, em Santiago, no Chile. Natação, caratê, esqui aquático e remo são as modalidades que buscarão as primeiras medalhas para o País na capital chilena.

Os brasileiros entram na piscina no Centro Aquático do Estádio Nacional a partir das 11h30, com as eliminatórias dos 800m livre (masculino), 400m livre (feminino), 200m costas (masculino), 100m borboleta (feminino), 100m peito (masculino), 200m  medley individual (feminino), 200m livre (masculino) e revezamento 4x200m livre (feminino). As finais acontecerão das 19h às 21 horas.

Na prova dos 100m peito masculino, o favorito à medalha de ouro é Felipe Lima, medalha de bronze no Campeonato Mundial, em Barcelona, no ano passado. Aos 28 anos, o atleta de Cuiabá participará pela primeira vez dos Jogos Sul-Americanos. “Quero fazer o meu melhor resultado. Se conseguir isso, já ficarei contente com a preparação que estamos fazendo”, disse Felipe. Seu melhor tempo na prova é 59s65 e foi obtido em Barcelona. “Esta competição faz parte do que estamos traçando para os Jogos Olímpicos de 2016”, completou o nadador que treina na Flórida, nos Estados Unidos, dede 2010.

Esqui aquático
Com apenas cinco anos, Marcelo Giardi, mais conhecido como Marreco, já começava a esquiar, e mesmo com as broncas do pai, não desanimou. Aos 16, conquistou seu primeiro título brasileiro, e no ano seguinte, sagrou-se bicampeão nacional e vice mundial júnior. A partir daí, Marreco, 31 anos, teve a certeza de que se tornaria um profissional na modalidade wakeboard.

De lá para cá, o atleta paulista acumula sete títulos brasileiros, a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio 2007 e a prata em Guadalajara 2011, além do bicampeonato nos Jogos de Praia, disputados no Uruguai e no Equador, em 2009 e em 2011, respectivamente. Marreco foi o campeão na última edição dos Jogos Sul-Americanos, na Colômbia, e chega à capital chilena, como favorito absoluto.

Nesta sexta, no Lago los Morros, serão disputadas as eliminatórias da prova. “Minha meta é terminar a eliminatória em primeiro lugar para na final ser o último a entrar na água”, disse Marreco, que apontou Venezuela e Colômbia como dois países que estão evoluindo na modalidade.

No feminino, também no wakeboard, a mineira Tereza Anastasia, 27 anos, é cotada para assegurar uma medalha nestes Jogos Sul-Americanos. Na última edição, na Colômbia, Tereza conquistou o bronze, e agora aponta a argentina Robbie Rendo como favorita.

“Meu objetivo é fazer a minha volta completa. Se eu conseguir, já ficarei feliz, e garantir um pódio será ainda melhor”, afirmou Tereza, que tem cinco títulos brasileiros na modalidade.

Segundo o chefe da equipe brasileira, José Raul Martins Vasconcelos, este campeonato tem um caráter importante por ser “o mais próximo de uma competição olímpica”.  Marreco e Tereza disputarão as eliminatórias a partir das 15 horas.

No slalom, a partir das 9h, Nicholaas Fudauer tentará passar se classificar nas eliminatórias. As finais do wakeboard acontecem no sábado.

Caratê
O Brasil entrará em ação nesta sexta-feira, dia 7, com dois atletas: Wellington Rodrigues Barbosa (categoria +84kg) e Isabela Steffen Machado de Olieira (+68kg). A competição, no Centro de Treinamento Olímpico, começará às 12h30, com as eliminatórias. As semifinais e a final acontecerão a partir das 17 horas.

Campeão mundial em 2010, na Sérvia, na categoria -60kg, Douglas Brose estreará nos Jogos Sul-Americanos no dia 9. Atual segundo colocado no ranking mundial, chega bem preparado á competição. “Este campeonato é muito importante por ser classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Toronto. Classificam-se os dois finalistas. Todos da equipe querem garantir agora essa classificação”, afirmou Douglas, que escolheu o caratê, ainda criança, influenciado pelos filmes de luta, entre eles, Karatê Kid.

Remo
O remo estreia nos Jogos Sul-americanos às 10:20h desta sexta-feira, em Viña del Mar. Será com Guliherme Gomes e Diego Nazário, que competirão nas eliminatórias do double peso leve. A final da prova será disputada no sábado.

Fonte:
Comitê Olímpico Brasileiro



07/03/2014 07:14


Artigos Relacionados


Brasil estreia com quatro vitórias no vôlei de praia

Segurança: Quatro modalidades estréiam nos Jogos de Policiais e Bombeiros

CNPq e Capes reajustam valor concedido a quatro modalidades de bolsas

Seleção de ginástica rítmica individual estreia bem em Santiago

Brasil busca vagas em modalidades ainda não garantidas

Taekwondo conquista última medalha do Brasil em Santiago