Brasil fez uma revolução em 40 anos, afirma Lobão em simpósio sobre planos de saúde



Ao abrir na manhã desta terça-feira (dia 28) o simpósio "Regulamentação dos Planos de Saúde", no auditório Petrônio Portela, o presidente interino do Senado, Edison Lobão, afirmou que, embora o Brasil já tenha completado 500 anos, "foi nos últimos 40 anos que o país fez uma verdadeira revolução em suas estruturas". O atendimento, hoje, de 160 milhões de pessoas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é um exemplo disso, destacou o senador.

O simpósio vai debater, durante dois dias, todos os aspectos envolvidos na regulamentação dos planos de saúde, reunindo técnicos do governo e do setor privado, empresários da área de saúde e legisladores, além de advogados e representantes de entidades de classe e de organizações não-governamentais.

A iniciativa do encontro resultou da articulação entre o Conselho Nacional de Saúde, a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado e a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. O senador Sebastião Rocha (PDT-AP) coordena o evento pelo Senado, em nome da CAS, cujo presidente, senador Romeu Tuma (PFL-SP), presidiu a sessão solene de instalação dos trabalhos.

O presidente interino do Senado, juntamente com o ministro da Saúde, José Serra, participaram da cerimônia de abertura do simpósio. Em sua chegada ao Senado, Serra foi recebido por Lobão no gabinete da presidência da Casa. Os senadores Romero Jucá (PSDB-RR), líder do governo no Senado, e Sérgio Machado (PSDB-CE), líder do PSDB na Casa, participaram da recepção ao ministro.

Depois de ouvir os pronunciamentos dos senadores Romeu Tuma e Sebastião Rocha, bem como os da deputada Laura Carneiro (presidente da Comissão de Seguridade Social e Família) e do ministro José Serra, Lobão manifestou a convicção de que o simpósio trará resultados positivos em função da qualidade das primeiras intervenções.

O senador observou que, entre as características da "verdadeira revolução vivida pelo país nos últimos 40 anos", uma que se destaca é a preocupação com a qualidade de vida. Outra é o avanço do setor de saúde, acrescentou. Ele cumprimentou o ministro José Serra pelos resultados que vem alcançando em sua gestão, "à frente de um ministério que não é derrotado, mas vitorioso".

28/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Lobão abrirá simpósio sobre planos de saúde no Senado

Sebastião Rocha destaca sucesso de simpósio sobre planos de saúde

Simpósio da CAS discute regulamentação dos planos de saúde

Reajuste dos planos de saúde ainda não foi autorizado, afirma ANS

Operadoras de planos de saúde desrespeitam e aviltam o trabalho dos médicos, afirma Paulo Davim

Lobão afirma que CPI errou ao generalizar acusações contra Banco do Brasil