Brasil ganha duas pratas e dois bronzes no primeiro dia de provas de atletismo
Ainda com setores em fase de acabamento das obras, o Estádio Telmex foi aberto pela primeira vez na segunda-feira (24) para receber as provas de atletismo dos Jogos Pan-Americanos Guadalajara 2011. O Brasil contava com o favoritismo da campeã mundial Fabiana Murer no salto com vara, mas encerrou o dia sem medalha de ouro. Foram quatro pódios: duas pratas e dois bronzes.
Fabiana acabou sendo superada pela cubana Yarisley Silva, que saltou 4,75m, novo recorde pan-americano. A brasileira parou nos 4,70m, também superior à marca de 4,60m que ela mesma havia obtido no Pan do Rio de Janeiro, em 2007, mas inferior aos 4,85m que lhe renderam o título mundial em Daegu (Coreia do Sul).
O destaque brasileiro foi a fundista Cruz Nonata da Silva, de 37 anos, que ficou em segundo lugar na final dos 10.000m feminino. A mexicana Marisol Guadalupe conquistou o ouro, com o tempo de 34min07s24, e o bronze ficou com a colombiana Yolanda Beatriz Caballero, que fez 34min39s14. A brasileira terminou a prova no tempo de 34min22s44.
A piauiense Cruz Nonata começou no atletismo somente aos 30 anos de idade, depois de ter jogado futebol. "Essa prata vai entrar para a história. Aos 37 anos, não é fácil", festejou.
Em seu primeiro Pan, o fundista Joilson Silva conquistou a medalha de bronze na prova de 5.000m, com o tempo de 14m16s11. O atleta comentou que a prova foi difícil e a medalha, a mais importante da carreira. “Comecei correndo descalço em Fortaleza e, depois de dez anos, vim aqui representar o Brasil. É uma grande honra para mim conquistar essa medalha.”
O segundo bronze foi para o brasileiro Ronald Julião, do lançamento de disco. O atleta fez 61,70m, perdendo a medalha de prata por 1cm para o norte-americano Jarred Daniel. O ouro ficou com o cubano Jorge Yadian Fernandez, que fez a marca de 65.58m.
Bolsista
A única bolsista do Ministério do Esporte que competiu na segunda-feira foi Josiane Soares, no arremesso de martelo. Com a missão de arremessar uma esfera de 4kg, a brasileira terminou a prova em nono lugar, com 61,47 metros. Cuba novamente se destacou: Yipsi Moreno bateu o recorde pan-americano, com a distância de 75,62m, e garantiu o ouro. O antigo recorde era da própria cubana: 75,20m. A prata ficou com a canadense Sultana Frizell, que marcou 70,11m, e o bronze, com a norte-americana Amber Campbell (69,93m).
Durante as provas de classificação dos 100m rasos, o Brasil emplacou três finalistas: Rosângela Santos e Ana Cláudia Lemos, no feminino, e Nilson André, no masculino.
Ouro
Com o tempo de 2h36min37s, a brasileira Adriana da Silva quebrou no domingo (23) o recorde pan-americano na prova feminina da maratona, levando o ouro para o Brasil. O segundo lugar ficou com a mexicana Madai Perez, que chegou 1min26s depois de Adriana. O terceiro lugar ficou com a peruana Gladys Tejada. A entrega das medalhas foi realizada na segunda-feira, no Estádio Telmex.
Fonte:
Ministério do Esporte
25/10/2011 19:39
Artigos Relacionados
Bolsistas conquistam dois bronzes nas lutas associadas
Bolsista do Ministério do Esporte conquista mais dois bronzes no Pan de Guadalajara
Jovem da Fundação CASA Paulista faz exames para provas de atletismo
Canoagem brasileira estreia no Chile com dois ouros e três pratas
Brasil ganha mais duas Reservas de Patrimônio Natural
Ginástica artística masculina e atletismo feminino conquistam mais duas medalhas de ouro