Brasil, Índia, África do Sul e Palestina se reúnem para discutir paz no Oriente Médio
Pela primeira vez, os ministros do fórum internacional que reúne Índia, Brasil e África do Sul (Ibas) encontram-se formalmente com o ministro de Negócios Estrangeiros da Autoridade Nacional Palestina, Riad Al-Malki. A reunião será nesta quinta-feira (15), no Ministério das Relações Exteriores, em Brasília.
Os três países do Ibas têm conversado sobre ao processo de paz no Oriente Médio desde 2004. "A ideia de incluir os países do Ibas nas tentativas de paz na região já existia mas agora se torna ainda mais urgente devido aos percalços no processo de paz na Palestina", afirmou o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim. Um dos problemas que repercutem no processo é a decisão de Israel de construir novos assentamentos em Jerusalém.
"Os três países do Ibas apoiam, obviamente, a formação de um estado palestino viável, apoiam o plano de paz e as fronteiras criadas em 1967. Acreditamos que podemos contribuir com ideias novas para o processo de paz e, também, apresentando posições positivas caso este processo continue", disse o ministro Celso Amorim.
Fonte:
Agência Brasil
15/04/2010 13:57
Artigos Relacionados
Suplicy relata viagem ao Oriente Médio, onde visitou Israel e a Palestina
Antonio Patriota debate a crise no Norte da África e no Oriente Médio
Anistia Internacional prevê mais manifestações no Oriente Médio e no norte da África
Patriota debate situação no Oriente Médio e Norte da África com Hillary em Washington
Conflitos na Líbia são face mais dura da crise política do Norte da África e do Oriente Médio
Suplicy sugere que Brasil tem muito a contribuir para a paz no Oriente Médio