Brasil investe na manutenção da matriz limpa



País com uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, o Brasil atualmente investe em fontes renováveis para seguir nessa condição pelas próximas décadas. O objetivo brasileiro de se manter como referência global prevê ações direcionadas à geração de energia hidráulica, eólica, de biomassa e biocombustíveis, seguindo as diretrizes do Plano Decenal de Energia.

Em 2009, as fontes renováveis do Brasil representavam 47,3% de toda a oferta interna de energia, enquanto essa proporção na matriz energética mundial, em 2008, foi de 13,9%. Nos países mais industrializados da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), esse índice foi de apenas 7,6% em 2009.

Uma das prioridads do governo federal são os investimentos em fontes alternativas de geração de energia. Em apenas 12 anos, o segmento deverá triplicar sua fatia na matriz energética nacional. Na projeção de um cenário de 5% de crescimento econômico a partir de 2011, as fontes alternativas deverão superar 13% da geração total no País em 2020. Essa proporção era inferior a 4% no ano de 2009.

Como parte dos planos setoriais coordenados pelo Governo Federal para o combate às mudanças do clima, o setor energético brasileiro projeta um cenário de crescimento econômico que permite chegar a 2020 com a mesma intensidade de emissões de gases estufa verificadas em 2005.

Entre as medidas mitigadoras de emissões do Plano Setorial de Energia, algumas das mais relevantes para manter a matriz limpa estão listadas a seguir:

- Estímulo a uma maior utilização de biocombustíveis, como o etanol, em substituição à gasolina e o biodiesel, em substituição ao óleo diesel mineral;
- Manutenção da estratégia de expandir a oferta de energia elétrica com base na energia hidráulica;
- Estímulo a fontes renováveis de produção de energia elétrica, especialmente pequenas centrais hidrelétricas (PCH), centrais eólicas e biomassa de cana;
- Estímulo à eficiência energética, em particular na área de energia elétrica.



28/11/2011 09:47


Artigos Relacionados


Brasil apresenta matriz energética limpa em encontro nos EUA

País terá que investir para manter matriz energética limpa, diz Ipea

“Onda Limpa”, da Sabesp, investe R$ 40 mi em Ubatuba

EMTU investe em tecnologia limpa e na ampliação das linhas

Supremo decide pela manutenção da Lei da Ficha Limpa

CPTM investe R$ 57 milhões em máquinas de manutenção