Brasil liderou geração de energia limpa em 2011, diz coordenador do Fórum do Setor Elétrico



O coordenador do Fórum de Meio Ambiente do Setor Elétrico, Marcelo Moraes, afirmou, nesta quinta-feira (3), durante audiência pública para discutir o “Uso Sustentável da Energia”, que, em 2011, o Brasil foi o país que gerou mais energia limpa.

Segundo acrescentou, atualmente o país produz 86% de energia renovável, número que pode chegar a 88% em 2020, como previu, enquanto no mundo o percentual é de apenas 8%. Em sua opinião, o Brasil tem feito um ótimo trabalho no setor energético e elétrico e está na frente de outras nações.

De acordo com Moraes, é preciso investir no potencial hidráulico e pensar em reservas estratégicas, não só para a produção de energia, mas para o uso diversificado da água, com garantia de sua preservação. Ele acredita que a utilização responsável do recurso hídrico pode contribuir para o crescimento da Região Norte, que possui grande potencial dessa fonte energética.

Moraes participa de audiência pública, promovida pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), para debater temas em foco na Rio+20, Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável que será realizada no Rio de Janeiro em junho deste ano.

Mais informações a seguir



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil amplia geração de energia limpa

Capacidade de geração de energia em 2011 chega a 117,1 mil megawatts

Usinas de Angra batem recorde de geração de energia em 2011

Associações do setor elétrico divulgam Carta Energia para o Futuro

Prorrogação de concessões no setor elétrico opõe empresas de energia e indústria

Ministro de Minas e Energia fala sobre crise no setor elétrico brasileiro