Osmar Dias sugere capacitação de jovens como porta de saída para Bolsa Família
Em pronunciamento nesta quarta-feira (30), o senador Osmar Dias (PDT-PR) sugeriu que o governo invista na capacitação dos jovens das famílias beneficiadas pelo programa Bolsa Família como forma de combater a dependência dessas famílias em relação ao Estado.
Osmar Dias sugeriu que, a partir do momento em que os filhos dessas famílias atingirem a idade de ingressar no mercado de trabalho, a contrapartida para permanecer no programa seja a frequência num curso de capacitação profissional a ser oferecido pelo Estado.
O senador reconheceu a importância do programa de transferência de renda num país de desigualdades sociais extremas como o Brasil - só em seu estado, o Paraná, são 478 mil famílias beneficiadas, informou - , mas frisou que a busca de uma "porta de saída" que garanta a autosuficiência dos beneficiários ainda é um desafio.
- Que os filhos dos que hoje precisam do Bolsa Família amanhã não precisem mais - disse.
O parlamentar salientou ainda que a capacitação profissional seria uma forma de manter os jovens afastados da violência, de acordo com ele o segundo problema que mais aflige as famílias em seu estado (a primeira preocupação das famílias paraenses se refere à saúde pública, segundo resultado de enquete realizada pelo senador).
30/09/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Osmar Dias defende manutenção e ampliação do Bolsa-Família
Osmar Dias comemora mudança nos critérios de concessão do Bolsa-Família
Osmar Dias comemora mudança nos critérios de concessão do Bolsa-Família
Técnicos do Bolsa Família recebem capacitação para acompanhar o programa
Ideli anuncia acordo para capacitação de beneficiários do Bolsa-Família
Gasto com publicidade daria para atender 27 milhões de família no Bolsa-Família, diz Alvaro Dias