Brasil participa de discussão sobre febre aftosa nas Américas
O objetivo do debate é fazer com que os países do grupo cumpram as metas de erradicação da febre aftosa
A febre aftosa na América do Sul foi discutida pelo Brasil e outros países durante a 12ª Reunião do Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (Cohefa 12), na terça-feira (24), em Santiago (Chile).
Durante o encontro, os representantes do comitê observaram a situação regional da doença e os compromissos de ações para implementar o Plano de Ação 2011-2020 do Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa (Phefa), assumidos ainda em 2010. As resoluções do evento serão apresentadas aos 12 ministros presentes, entre eles esteve o ministro da Agricultura do Brasil, Mendes Ribeiro Filho, representando o País.
Em paralelo, o Brasil também participará da 16ª Reunião Interamericana a Nível Ministerial sobre Saúde e Agricultura (Rimsa 16), que ocorrerá no mesmo local, nesta quinta (26) e sexta-feira (27). Também serão promovidas a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Agropecuário do Sul (CAS) e um encontro da Comissão Pan-Americana de Inocuidade dos Alimentos (Copaia).
Representantes
O Comitê Hemisférico para a Erradicação da Febre Aftosa (Cohefa) foi criado em 1987 pelos países das Américas, a fim de garantir a decisão política, identificar estratégias, linhas de ação e gerir recursos para cumprir as metas estabelecidas no Programa Hemisférico de Erradicação da Febre Aftosa.
A composição do Cohefa inclui representantes de setores público e privado, divididos em sub-regiões: Amazônica, Andina, Caribe, Cone Sul, América Central e América do Norte.
Leia mais:
Brasil tem mais 18 municípios livres da febre aftosa
Cresce agricultura e pecuária no Brasil
Embrapa Pecuária Sudeste faz primeiro pedido de patente internacional
Fonte:
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
25/07/2012 17:52
Artigos Relacionados
Brasil tem mais 18 municípios livres da febre aftosa
Agricultura evita entrada de gado com febre aftosa no Brasil
Brasil pretende colaborar com prevenção à febre aftosa na Bolívia
Brasil oferece apoio ao Paraguai no combate a focos de febre aftosa
Começa debate sobre erradicação da febre aftosa
Aprovado relatório final sobre a febre aftosa