Brasil pretende colaborar com prevenção à febre aftosa na Bolívia
O Brasil pretende colaborar e estreitar o relacionamento técnico na área sanitária animal com a Bolívia. O tema foi discutido em uma reunião bilateral entre os países na quinta-feira (6), durante o Encontro Nacional de Defesa Sanitária Animal (Endesa), realizado no Memorial da América Latina, em São Paulo. A promoção do Endesa é uma iniciativa do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A reunião contou com a participação de representantes do Grupo Interamericano para a Erradicação da Febre Aftosa (Giefa), do Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC) e do Serviço Nacional de Sanidade Agropecuária da Bolívia (Senasag), além de membros de instituições e de empresas de ambos os países.
As autoridades da Bolívia solicitaram o encontro para definir estratégias de cooperação e melhorar o entendimento entre os setores público e privado daquele país. Hoje, a Bolívia enfrenta dificuldades na elaboração de medidas sanitárias nos diversos programas oficiais e na harmonização de procedimentos de forma integrada.
O encontro foi preparatório para uma ampla discussão que deverá envolver diversos setores da área de sanidade animal da Bolívia, nas próximas semanas, com a finalidade de debater formas de aprimorar a execução dos programas de erradicação da febre aftosa no território boliviano. O país registrou o último foco da doença em 2007 e tem um rebanho de, aproximadamente, 7 milhões de bovinos.
“Parcerias como essa comprovam o espírito colaborativo e contributivo falado constantemente pelo ministro [da Agricultura, Pecuária e Abastecimento] Mendes Ribeiro Filho. Pretendemos ampliar as relações técnicas e estratégicas que hoje só acontecem na região da fronteira internacional”, declara o diretor do Departamento de Saúde Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques.
Fonte:
Ministério da Agricultura
07/10/2011 11:32
Artigos Relacionados
Senado aprova doação de vacinas contra febre aftosa para a Bolívia
Jucá : Forças Armadas vão patrulhar fronteira com a Bolívia para evitar entrada da febre aftosa
Brasil tem mais 18 municípios livres da febre aftosa
Brasil participa de discussão sobre febre aftosa nas Américas
Agricultura evita entrada de gado com febre aftosa no Brasil
Brasil oferece apoio ao Paraguai no combate a focos de febre aftosa