Brasil participa de fórum mundial de prevenção à tortura em Genebra
Será realizado na quinta (10) e sexta-feira (11), em Genebra, na Suíça, o Fórum Mundial sobre o Protocolo Facultativo da Convenção Contra a Tortura: Prevenir a tortura, Respeitar a Dignidade: do Compromisso à Ação. O coordenador-geral de Saúde Mental e Combate à Tortura da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Aldo Zaiden, participa do encontro.
O fórum é organizado pela Associação para Prevenção da Tortura (APT), entidade parceira da Organização das Nações Unidas (ONU), e tem por objetivo realizar um balanço dos avanços, resultados e impactos do Protocolo Facultativo, para identificar os desafios e novas ações em sua implementação, por meio de palestras, debates e troca de experiências.
Aldo Zaiden avalia que o fórum será realizado em um momento bastante oportuno, uma vez que o Congresso Nacional brasileiro discute a criação do Mecanismo Nacional de Prevenção à Tortura. “Com a criação deste mecanismo, teremos um grupo de peritos com delegação exclusiva para entrar e fiscalizar os locais de privação de liberdade, sejam presídios, hospitais psiquiátricos, comunidades terapêuticas, instituições de longa permanência para idosos, enfim, todo e qualquer local que possibilite o surgimento da ‘sala escura’, aquela que não tem o olhar da sociedade sobre ela, onde então tudo pode acontecer”, explicou.
Protocolo
O Protocolo Facultativo à Convenção da ONU de 1984 foi feito para prevenir a prática de tortura e outras formas de maus-tratos, por meio, por exemplo, da realização de visitas regulares e não anunciadas a unidades privativas de liberdade como penitenciárias, unidades de atendimento socioeducativo e instituições psiquiátricas. Foi aprovado no Brasil pelo Decreto Legislativo nº 438 de 21 de dezembro de 2006 e promulgado pelo decreto nº 6085, de 19 de abril de 2007.
Fonte:
Secretaria de Direitos Humanos
07/11/2011 20:40
Artigos Relacionados
Brasil participa de Fórum Mundial de Ciência na Hungria
Petrobras participa do Pavilhão Brasil no Fórum Mundial da Água, na França
Assembléia participa do Fórum Parlamentar Mundial
Dataprev participa do Fórum Mundial de Seguridade Social
Marcelo Neri participa do Fórum Econômico Mundial
Petrobras participa do Fórum Econômico Mundial 2011