Brasil participa do Simpósio para Organizações Antidoping na Suíça



O diretor de Alto de Rendimento do Ministério do Esporte, Marco Aurelio Klein, é o representante da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) no Simpósio para Organizações Antidoping, realizado na terça (20) e quarta-feira (21), em Lausanne, Suíça.

O encontro é promovido pela Agência Mundial Antidopagem (Wada, na sigla em inglês) e conta com a participação dos comitês Olímpico e Paralímpico internacionais, dos comitês olímpicos nacionais, das agências antidoping de diversos países e das federações internacionais das modalidades esportivas.

No evento, os trabalhos são divididos em grupos para debater os assuntos abordados nas palestras. O governo brasileiro está no grupo seis, junto com as ABCDs do Reino Unido, Catar, Noruega, Rússia, Lituânia, Coréia e Bulgária, além da Federação Internacional de Judô, da Federação Europeia de Handebol, da Federação Internacional de Natação, do Conselho Internacional de Rúgbi e de outras entidades das modalidades que não estão no programa olímpico.

“A agenda é intensa, com várias apresentações durante o dia e um trabalho de grupos que deve ser desenvolvido em relação a uma das apresentações do simpósio, sobre como as organizações antidoping podem trabalhar melhor juntas”, contou Klein.

O diretor-geral da Wada, David Howman, abordou o tema Os Principais Desafios da Luta Antidoping. Além desse, outros tópicos foram abordados: Fazendo Bom Uso de Recursos Limitados, por Frédéric Donzé, diretor da Wada na Europa; e Otimizando Recursos Para um Programa de Testes Antidoping, citando o exemplo do trabalho realizado no esqui na montanha, por Pierre Dolo, da Federação Internacional de Esqui na Montanha, e Françoise Dagoret, da AportAccord.

 

Rio 2016

A presidenta Dilma Rousseff assinou, em 30 de novembro de 2011, o Decreto nº 7.630, que inseriu a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) na estrutura regimental do Ministério do Esporte. Com a medida, o Brasil cumpre o compromisso assumido durante a candidatura do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016 e atende à exigência da Agência Mundial Antidoping (Wada), que demanda a criação de um órgão específico de controle de dopagem no País.

 

Fonte:
Ministério do Esporte



21/03/2012 12:18


Artigos Relacionados


Brasil participa de Conferência Internacional do Trabalho na Suíça

Brasil participa de convenção sobre produtos químicos na Suíça

Ministério da Agricultura participa de reunião na Suíça

Ministério das Comunicações participa de encontro sobre radiodifusão na Suíça

ABNT participa de reunião sobre normalização alimentar na Suíça

Presidente da CPI da Pedofilia participa, na Suíça, de fórum sobre Internet