Ministério das Comunicações participa de encontro sobre radiodifusão na Suíça



O Ministério das Comunicações vai participar de reuniões do grupo de estudo sobre radiodifusão na União Internacional de Telecomunicações (UIT), que serão realizadas desta quinta-feira (14) a 29 de outubro, em Genebra (Suíça). A instituição será representada pelo coordenador-geral de Acompanhamento de Outorgas do Ministério das Comunicações, Jayme Marques Neto, e o engenheiro Flávio Lima.

Entre os assuntos que serão abordados, está a questão da transição das transmissões analógicas para as digitais. O grupo também discutirá a variação do áudio nas transmissões de TV, buscando soluções que possam reduzir as mudanças bruscas de volume. O desafio é identificar filtros de som que possam ser utilizados tanto para o áudio no formato analógico quanto digital.

A transmissão de dados em banda larga utilizando rede de energia elétrica também será um tema que receberá destaque nas reuniões. Além disso, serão apresentados estudos em novas áreas, como a transmissão de TV em três dimensões.

Segundo o Ministério das Comunicações, é de fundamental importância para a instituição acompanhar a evolução tecnológica para a futura inserção desses serviços, garantindo que não haja interferência nas faixas de freqüências já atribuídas aos serviços de radiodifusão.

 

UIT

A União Internacional de Telecomunicações (UIT), com sede em Genebra, é o órgão internacional responsável por propor recomendações para padronizar o uso dos serviços nas áreas de informação e comunicação. O Ministério das Comunicações, por tratar de política nacional de telecomunicação e de radiodifusão, ao lado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é membro da UIT e desde 2007 tem acompanhado a evolução dos estudos e dos debates do setor.

Na última segunda-feira (11), o Brasil foi reeleito para o Conselho da União Internacional de Telecomunicações (UIT), durante a Conferência de Plenipotenciários 2010 (PP-10), em Guadalajara (México). A conferência é realizada a cada quatro anos para estabelecer políticas gerais, aprovar o plano estratégico, revisar seus textos fundamentais e eleger o corpo diretivo da UIT.   

O conselho é composto por 46 membros das cinco regiões do mundo. Ele tem que garantir o bom funcionamento da UIT, por meio da coordenação dos programas de trabalho. Tem também a responsabilidade de examinar, no intervalo entre as conferências de plenipotenciários, assuntos gerais de política das telecomunicações, para garantir que as atividades da UIT correspondam plenamente ao panorama atual das telecomunicacões, setor dinâmico e em rápida evolução. 

 

Fonte:
Ministério das Comunicações



13/10/2010 12:59


Artigos Relacionados


Tuma vai pedir ao Ministério das Comunicações documentação sobre JR Radiodifusão

Ministério das Comunicações reduz burocracia nos processos de radiodifusão

Ministério das Comunicações atualiza dados de outorga de radiodifusão

Ministério das Comunicações publica autorizações para emissoras de radiodifusão

Ministério das Comunicações participa de diálogos sobre política externa

Ministério da Agricultura participa de reunião na Suíça