Brasil poderá ter estoque de 1,8 milhão de engenheiros em nove anos, diz Ipea



Em 2020, o Brasil poderá contar com entre 1,5 milhão a 1,8 milhão de pessoas formadas em engenharia. Os dados fazem parte do Radar nº 12 – Mão de Obra e Crescimento, estudo do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgado nesta terça-feira (15).

A pesquisa ressalva que algumas pessoas que se formarão em engenharia podem não ser empregadas em ocupações típicas da área. Isso porque não há uma correspondência certa entre formação e ocupação no mercado de trabalho.

Segundo o Ipea, 69% das pessoas diplomadas em engenharia em 2001 não estavam trabalhando nas ocupações típicas da área. De acordo com o estudo, a demanda por engenheiros deve crescer, até 2020, entre 5,1% e 13% dependendo do crescimento da economia. Isso significa que, até lá, serão necessários entre 600 mil e 1,15 milhão engenheiros.

Os setores que mais demandam engenheiros são os de petróleo e gás, sendo este o setor com o mais intenso uso de profissionais de áreas de engenharia, além da área de infraestrutura, que engloba as áreas de transportes e armazenagem, produção e distribuição de energia e água.

Com o crescimento econômico projetado para os próximos anos, a demanda por profissionais de engenharia vai continuar. A necessidade por profissionais das áreas de petróleo e gás, incluindo extração e refino, vai crescer entre 13% e 19% ao ano. A administração pública, a educação e a área de saúde pública e privada também vão demandar engenheiros em nível acima do crescimento médio da economia.

O estudo aponta ainda que, com o crescimento da demanda por profissionais da área de engenharia, pode haver a possibilidade de escassez relativa de profissionais, principalmente em áreas específicas de formação e de experiência. Isso não significa necessariamente uma falta de profissionais, mas a possibilidade de salários menores faria com que aqueles que se formam em engenharia não se sintam atraídos por preencher as vagas disponíveis no mercado de trabalho.


Fonte:
Agência Brasil



15/03/2011 20:33


Artigos Relacionados


Eventos internacionais no Brasil crescem 390% em nove anos

Número de pessoas com dívidas acima de R$ 5 mil quadruplicou no Brasil em nove anos

Museu Afro Brasil celebra hoje nove anos de exposições com programação especial

Museu Afro Brasil celebra nove anos com exposição em homenagem ao Mestre Didi

Simples Nacional poderá beneficiar engenheiros, arquitetos e corretores

Estudo do Ipea analisa renda e trabalho do Brasil nos últimos 50 anos