Número de pessoas com dívidas acima de R$ 5 mil quadruplicou no Brasil em nove anos



O número de brasileiros com dívidas acima de R$ 5 mil em instituições financeiras aumentou 339% entre 2002 e 2011. Segundo dados divulgados nesta quarta-feira (3) pelo Banco Central, em 2002, os devedores eram 7,4 milhões. Em 2011, esse número passou para 32,5 milhões.

No mesmo período, o número de clientes de bancos cresceu de 87,6 milhões para 161,8 milhões, ou seja, 84%. Já os clientes com contas bancárias aumentaram 62%, ao passarem de 55,7 milhões em 2002 para 90,7 milhões em 2011.

Segundo o diretor de Administração do Banco Central, Altamir Lopes, os dados mostram que a estabilidade econômica do País proporcionou um aumento do acesso da população às instituições financeiras, mas também elevou o número de devedores.

Para ele, é preciso que os brasileiros tenham mais informações sobre finanças pessoais. Lopes avalia como de extrema importância a Estratégia Nacional de Educação Financeira, lançada nesta quarta-feira, e que pretende ensinar crianças, jovens e adultos a lidar com temas como crédito, investimentos e poupança.

“A gente vem passando por um processo de consolidação da estabilidade macroeconômica, com uma difusão muito grande de instrumentos de investimentos. O crédito também está bastante difuso e fácil. Tudo isso faz com que você tenha uma inclusão financeira muito grande, associado a um processo de mobilidade social intenso. A educação financeira é importante para passar à sociedade informações relacionadas, por exemplo, ao crédito. Você tem uma gama enorme de modalidades de crédito, que, muitas vezes, o cidadão desconhece”, disse Altamir Lopes.


Fonte:
Agência Brasil



03/08/2011 15:47


Artigos Relacionados


Número de obras com indícios de irregularidades graves é o menor em nove anos

Empresas com pelo menos 30% de pessoas acima de 55 anos podem ter desconto no IR

CAS aprova incentivo para empresas que empregarem pessoas acima de 55 anos

Projeto prevê dedução de IR a empresas que contratarem jovens e pessoas acima de 50 anos

Nova Chance quer inserir no mercado de trabalho pessoas acima dos 40 anos

Número de turistas estrangeiros no Brasil subiu acima da média mundial