Brasil poderá ter um único fuso horário, diz Tião Viana



O Brasil poderá ter um único fuso horário, que seguirá a hora oficial de Brasília. Isso se for aprovada, pelo Congresso Nacional, proposição que tramita na Câmara dos Deputados de unificação dos quatro fusos horários do país. A informação foi dada na manhã desta terça-feira (18) pelo senador Tião Viana (PT-AC), que recebeu, em seu gabinete, vários ofícios de apoio a essa proposta, assinados por representantes de entidades laborais, assembléias legislativas, prefeituras e órgãos de comunicação de diferentes estados brasileiros.

Os documentos foram entregues ao senador porque ele é autor de um projeto de lei, já aprovado no Senado (PLS 305/06) e agora em tramitação na Câmara (PL 882/07), que altera o fuso horário do Acre e de parte do Amazonas para apenas uma hora a menos em relação a Brasília, em vez das duas horas atuais de diferença. Segundo explicou Tião Viana à Agência Senado nesta terça, já está acertado que a própria Câmara dos Deputados fará um substitutivo ao projeto dele, propondo a unificação dos quatro fusos horários do Brasil. Como o projeto terá alteração de mérito, deverá voltar ao Senado para uma nova votação.

- Essa unificação do fuso horário vai significar um impacto muito grande na vida, na cultura e na informação das pessoas, que, atualmente, por conviverem com quatro fusos diferentes, um deles com até três horas de diferença com relação a Brasília, enfrentam vários problemas. O horário é que deve se adaptar às pessoas e não as pessoas ao horário - explicou Tião Viana, que se mostrou totalmente favorável à proposta.

Se transformada, a proposta do senador pelo Acre prevê a convocação de um plebiscito para que a população aprove ou rejeite a unificação do fuso horário.

Segundo Antônio Luiz Campanari, diretor regional da TV Amazônica em Rondônia e presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão daquele estado, a unificação do fuso horário vai facilitar bastante o dia-a-dia dos brasileiros em relação a serviços bancários e de comunicações, entre outros.

Fusos

O território brasileiro é dividido em quatro fusos horários, fixados originalmente pelo decreto que determina a hora legal brasileira (Decreto 2.784/13). O primeiro fuso horário, que é de uma hora a mais em relação ao Distrito Federal, engloba Fernando de Noronha, Atol das Rocas, Penedos São Pedro e São Paulo, Ilha da Trindade e Ilhas Martins Vaz.

A hora oficial brasileira segue o fuso a seguir, do Distrito Federal, que engloba também os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí, Maranhão, Amapá e Pará (a leste do Xingu).

Os outros dois fusos têm horas inferiores em relação ao horário oficial. Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Amazonas (a leste da linha que liga Tabatinga-AM a Porto Acre-AC) e Pará ( a oeste do Rio Xingu) têm uma hora a menos em relação ao Distrito Federal. Já o fuso horário do Acre e do Amazonas (a oeste da linha que liga Tabatinga-AM a Porto Acre-AC) é de duas horas a menos em relação ao DF.



18/09/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Tião Viana propõe unificar fuso horário do Acre com o dos estados vizinhos

Acre poderá ter novo fuso horário

Jorge Viana critica mudança de fuso horário no Acre

Fuso horário do Acre e de parte do Amazonas poderá ser alterado

Jorge Viana diz que questões sociais no Acre são mais importantes que fuso horário

População do Acre poderá ser ouvida em referendo sobre fuso horário