Acre poderá ter novo fuso horário



A diferença entre o horário oficial de Brasília e o horário do Acre e do oeste do Amazonas deverá cair de duas horas para apenas uma. A mudança consta do Projeto de Lei 305/06, de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que foi aprovado nesta quinta-feira (22), em decisão terminativa, pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).

A proposta, que teve como relatora a senadora Maria do Carmo Alves (PFL-SE), modifica a atual legislação que regulamenta a hora legal no país, datada de 1913. Por meio do projeto, extingue-se um dos quatro fusos horários em que se divide o Brasil. Com isso, o Acre e a porção oeste do Amazonas passam a fazer parte do fuso hora de Greenwich "menos quatro horas", onde já se encontra, por exemplo, a cidade de Manaus.

Segundo a relatora, o atual fuso horário do Acre e do oeste do Amazonas tem prejudicado a integração da região com o restante do país. A seu ver, a mudança no fuso facilitará as comunicações e o transporte aéreo para aquela região, permitindo "participação mais efetiva na vida econômica, política e cultural do país".



22/03/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Fuso horário do Acre e de parte do Amazonas poderá ser alterado

População do Acre poderá ser ouvida em referendo sobre fuso horário

Novo fuso horário do Acre fica para a próxima semana

Sérgio Petecão manifesta decepção com novo adiamento de votação sobre fuso horário do Acre

Aprovado na CAE restabelecimento do fuso horário do Acre

CAE aprova volta do antigo fuso horário do Acre