Brasil precisa de mais pesquisas e investimentos em energias alternativas, diz Marisa Serrano
A senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou nesta segunda-feira (28) que o Brasil precisa discutir o futuro de sua matriz energética, além de pesquisar e investir mais nas chamadas energias alternativas, como eólica, solar, maremotriz e biomassa.
O acidente na usina nuclear de Fukushima, no Japão, disse a senadora, voltou a colocar a insegurança e o medo em relação à radiação atômica na agenda mundial. Ela disse que a China já suspendeu a licitação de 35 usinas nucleares e França e Alemanha estão reavaliando seus respectivos programas.
- O mundo está preocupado com a questão nuclear. As nações estão parando para repensar e refletir - disse.
Para a senadora, a tragédia japonesa mostrou que a geração energética alternativa merece mais atenção e investimentos, por serem mais limpas e mais seguras.
Hidrelétricas
Marisa Serrano também chamou a atenção de seus pares para os conflitos que estão acontecendo nos canteiros de obras de usinas hidrelétricas como as de Jirau (RO), Belo Monte (PA) e São Domingos (MS). Segundo ela, os trabalhadores dessas empreitadas sofrem com o descaso do governo e dos empresários, pois seus direitos não estão sendo respeitados, o que já gerou vários casos de desordem.
Em aparte, o senador Itamar Franco (PPS-MG) lembrou que a questão nuclear foi amplamente discutida no Brasil na década de 1970, quando o país assinou um acordo nuclear com a antiga Alemanha Ocidental. O senador mineiro recordou que a questão foi analisada por uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado Federal, presidida por ele e que ficou conhecida como a CPI do Acordo Nuclear Brasil Alemanha.
28/03/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Casildo Maldaner: Brasil precisa investir mais em energias alternativas e biodiesel
Lobão defende mais investimentos para energias alternativas
Marisa Serrano aponta alternativas para acesso a dados do TCU
Marisa Serrano cobra mais atenção ao uso da água no Brasil
Marisa Serrano: a reforma política precisa melhorar a qualidade da representação parlamentar
Marisa Serrano diz que oposição precisa mudar estratégia para aprovar requerimentos na CPI dos Cartões