Casildo Maldaner: Brasil precisa investir mais em energias alternativas e biodiesel




O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) assinalou em discurso no Plenário nesta quarta-feira (14) que a decisão sobre a matriz energética a ser adotada por um país é de ordem política e que o Brasil deveria, na sua opinião, investir em energias alternativas e no biodiesel. Isso porque, segundo ele, apesar da descoberta da camada pré-sal e da "decantada" auto-suficiência do Brasil em petróleo, há uma tendência mundial para as fontes renováveis de energia.

- Apesar da justa atenção que devemos dispensar ao petróleo, a verdade é que devemos voltar os olhos às fontes de energia identificadas com o futuro - sugeriu, destacando a decisão política dos governos brasileiros, em décadas passadas, de investir em novas matrizes de energia.

Casildo Maldaner mencionou o Plano Nacional de Agroenergia, implantado em 2005, pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), com apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).Para ele, a iniciativa deve ter continuidade.

O parlamentar disse acreditar que a obtenção de energia a partir de resíduos agropecuários como o biodiesel e o biogás é uma solução economicamente viável.O parlamentar sugeriu ainda o acréscimo de biodiesel ao óleo diesel. Segundo ele, a utilização de solos menos nobres, não utilizados para produzir alimentos, reduz os custos de produção, com "cultivos intensos e múltiplos no mesmo ano".Outra vantagem é não haver necessidade de adaptação de motores de máquinas, tratores e caminhões, acrescentou.

- Temos várias condições que tornam a produção de biocombustíveis altamente recomendável. Ademais, e isso é importantíssimo em um mundo altamente competitivo, temos tecnologia que nos coloca como líder mundial na produção de biodiesel - enfatizou.

O parlamentar lembrou que, na década de 40, mais de 80% da matriz energética brasileira era suprida por lenha e carvão vegetal. A partir dos anos 70, relatou o parlamentar, ocorreu uma grande diversificação das matrizes energéticas brasileiras. No ano 2000, observou, as matrizes já eram mais diversificadas, ainda que o petróleo, o gás natural e seus derivados representassem mais de 50% da oferta.



14/06/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Brasil precisa investir na cultura da prevenção, diz Casildo Maldaner

Brasil precisa de mais pesquisas e investimentos em energias alternativas, diz Marisa Serrano

CASILDO MALDANER CONCLAMA BRASIL A INVESTIR NA PESCA

Casildo diz que Brasil precisa investir no comércio exterior

Maldaner diz que país precisa investir mais para conseguir crescer

Maldaner: Brasil precisa investir em infraestrutura para desenvolver capacidade produtiva