Brasil precisa esforçar-se mais na educação, diz Ricardo Santos



O senador Ricardo Santos (PSDB-ES) afirmou que o Brasil está empreendendo esforços no sentido de melhorar a qualidade da educação no país. Para o senador, as atitudes aconselhadas pela Organização para Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) para garantir mais qualidade na educação são semelhantes às adotadas pelo país. Santos acredita que a explicação para o Brasil ter ficado em último lugar em pesquisa da OCDE que englobou 28 países desenvolvidos e quatro emergentes é "ainda ser necessário muito mais empenho e inovação para acertar o passo com o mundo".

Ricardo Santos lembrou que os alunos avaliados pela pesquisa da OCDE tinham 15 anos, independentemente da série que estivessem cursando. A pesquisa indicou que os alunos tinham dificuldade de entender textos, sendo que as médias de aproveitamento mais baixas foram em ciências e matemática. "Que cidadãos podem ser, se a Constituição lhes faculta voto a partir dos 16 anos?", questionou o senador. Para Santos, o grande vilão da educação brasileira é a pedagogia da repetência, em que o aluno é reprovado ou aprovado inconseqüentemente.

Entre as indicações para conseguir um ensino de melhor qualidade apontados pelo órgão internacional estão: dar mais autonomia às escolas, aplicar recursos de maneira correta, qualificar professores, garantir acesso a infra-estrutura física da escola e passar mais deveres de casa aos alunos.

26/12/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ricardo Santos defende mais recursos para educação infantil

Ricardo Santos quer valorização da educação

Ricardo Santos vai presidir Comissão de Educação

Ricardo Santos divulga simpósio sobre educação infantil

Ricardo Santos relata reunião internacional sobre educação

Ricardo Santos sugere novas ações na educação pública