Brasil precisa fortalecer indústria para enfrentar crise, diz Pimentel



O ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, disse nesta terça-feira (30), no Senado Federal, que o Brasil tem ótimas condições para superar a atual crise econômica internacional. No entanto, o ministro lembrou, que o País precisa fortalecer mais ainda a indústria nacional para enfrentar a disputa “predatória” com os produtos estrangeiros.

“Há uma crise internacional, mas não haverá outro País que melhor poderá sair dela do que o nosso. Não faço essa avaliação com otimismo exagerado, mas pela simples analise dos dados que temos”, destacou.

Segundo o ministro, essa condição brasileira para superar os efeitos da crise decorre do sucesso da aplicação da política fiscal. “Somos um dos poucos países do G20 com déficit nominal abaixo de 2% [do Produto Interno Bruto]. Há cinco ou seis países do mundo que têm esse emblema para mostrar”, destacou.

Para aumentar a competitividade e a produtividade da indústria nacional, Pimentel disse que o governo pretende atuar, dentro das ações do Plano Brasil Maior, em três pontos principais: inovação, com aumento da participação da ciência e tecnologia na produção,  tratamento adequado à produção local, e também com uma política de defesa comercial.

“Estamos preparados, mas estar preparado não significa que a solução está dada. Vamos ter que buscar solução para os desafios que estão colocados. Toda a solução econômica passa por uma instância política e uma negociação política”, argumentou o ministro.

 

Fonte:
Agência Brasil



30/08/2011 17:08


Artigos Relacionados


Perillo diz que Brasil precisa diminuir juros e gastos públicos para enfrentar a crise financeira mundial

Indústria têxtil precisa de apoio para enfrentar competidores externos, afirma Luiz Henrique

Indústria precisa inovar, avalia Fernando Pimentel

Brasil está preparado para enfrentar crise econômica

Brasil tem bases para enfrentar crise internacional, diz Valadares

Ana Amélia questiona capacidade do Brasil para enfrentar crise