Brasil tem bases para enfrentar crise internacional, diz Valadares
Ao comentar a audiência pública com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, nesta terça-feira (22), o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) disse acreditar que o Brasil tem bases econômicas e fiscais sólidas para enfrentar o agravamento da crise econômica internacional que se anuncia para os próximos meses.
Na audiência na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), informou Valadares, Mantega discorreu sobre a atual situação econômica do Brasil e do cenário internacional.
- O ministro Guido Mantega voltou a garantir que o Brasil não tem que se preocupar com o enfrentamento dessa crise, uma vez que os fundamentos econômicos do nosso país são precisos, bem aplicados e bem utilizados, visando dar equilíbrio às nossas contas, conter o processo inflacionário e manter o crescimento – afirmou o senador.
Segundo Valadares, o ministro afirmou que o Brasil tem solidez fiscal, com reservas em moedas internacionais de quase US$ 400 bilhões; mercado consumidor fortalecido; mercado de trabalho em expansão; medidas pontuais de diminuição de juros; inflação em queda e câmbio sob controle.
Entretanto, de acordo com o relato do senador, Mantega disse que a situação econômica internacional está se agravando, o que acarretará baixo crescimento econômico e recessão em todo o mundo.
Apesar disso, garantiu o ministro, o governo continuará investindo na infraestrutura, adotando medidas para conter o processo inflacionário e para manter os juros em patamares civilizados.
Valadares também elogiou as recentes alterações na remuneração da poupança promovidas pela presidente Dilma Rousseff. Em sua avaliação, trata-se de medida acertada que ajudará o país a controlar a inflação e os juros.
22/05/2012
Agência Senado
Artigos Relacionados
Brasil tem boas condições para enfrentar crise financeira internacional, diz Ipea
Dilma afirma que Brasil terá política de investimento para enfrentar crise internacional
Valadares diz que Brasil está enfrentando crise internacional com competência e calma
Delcídio diz que Orçamento será realista para enfrentar a crise internacional
Secretária da ONU afirma que América Latina está preparada para enfrentar a crise internacional
Valadares diz que governo vai enfrentar crise mundial sem comprometer investimentos e programas sociais