Brasil preside conferência para promoção dos direitos das mulheres na América Latina



O Brasil preside a 47ª Reunião da Mesa Diretora da Conferência Regional da América Latina e Caribe (Cepal), que acontece no Panamá nesta quinta-feira (3) e sexta (4). Ao todo, representantes de 44 países-membros e nove associados participam do encontro para fazer uma avaliação da implementação do Consenso de Brasília.

A ministra Eleonora Menicucci, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM-PR), será a presidente da mesa. Aprovado em julho de 2010 na 11ª Conferência Regional sobre a Mulher, da Cepal, o Consenso de Brasília definiu acordos de toda a região para a promoção dos direitos das mulheres. Para a ministra Eleonora Menicuci, o documento é importante, porque faz avançar as políticas internas de cada país.

Durante os dois dias, as representantes e os representantes dos países membros vão debater também assuntos como  a proposta de atualização do Observatório de Igualdade de Gênero da América Latina e Caribe e os preparativos para a realização da  12ª Conferência Regional sobre a Mulher, promovida pela Cepal.

 

Rio +20

A Cepal vai realizar um evento paralelo na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável - Rio+20, a ser realizada em junho, no Rio de Janeiro. Segundo Eleonora, é necessário dar visibilidade à relação entre equidade de gênero e desenvolvimento sustentável. A ministra espera que o documento final da  47ª Reunião da Cepal incorpore o recorte de gênero, articulando a autonomia das mulheres ao desenvolvimento sustentável.

 

Fonte:
Secretaria de Políticas para as Mulheres



03/05/2012 20:22


Artigos Relacionados


Brasil é País da América Latina que mais ajuda fugitivos de violações de Direitos Humanos

Conselho Intergovernamental discute a promoção do entretenimento na América Latina

Senadores participam de XVI Conferência Interparlamentar sobre União Européia e América Latina

Mulheres avançam sobre poder político na América Latina

Participação de mulheres na política cresceu nos países da América Latina e Caribe

Cultura: Memorial da América Latina homenageia as mulheres durante todo o mês de março