Conselho Intergovernamental discute a promoção do entretenimento na América Latina



A XI Reunião do Conselho Intergovernamental do Programa Iberescena será realizada até o dia 25 de novembro, em Montevidéu, no Uruguai. O programa, que distribui prêmios de até 32 mil euros para projetos de circo, dança e teatro, tem o objetivo de fomentar a distribuição, circulação e promoção de entretenimento da América Latina. Além disso, o Iberescena pretende incentivar as coproduções de espetáculos entre os órgãos públicos ou privados e  a difusão de obras e o apoio a espaços cênicos e festivais, priorizando produções regionais.

Este ano, o Brasil participa com 54 projetos nas quatro categorias: apoio à coprodução de espetáculos de teatro e dança ibero-americanos, apoio a redes, festivais e espaços cênicos para a programação de espetáculos, criação de dramaturgia e coreografia e apoio a encontros, workshops, seminários e congressos relacionados à gestão e produção das artes cênicas. Em 2011, o Brasil contribuiu com 150 mil dólares e, em 2010, com 102 mil dólares.

O Fundo Iberoamericano de Ayuda Iberescena foi criado em 2006, a partir das diretrizes adotadas pela Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, em Montevidéu, Uruguai. As diretrizes são relativas à execução de um programa de fomento, intercâmbio e integração da atividade de artes cênicas ibero-americana. O fundo é formado pela Argentina, Colômbia, Chile, Costa Rica, Equador, Espanha, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e, desde março deste ano, pelo Brasil.

Fonte:
Ministério da Cultura

 



22/11/2011 21:36


Artigos Relacionados


Brasil preside conferência para promoção dos direitos das mulheres na América Latina

Memorial discute ecos de 1968 na América Latina

Memorial discute ecos de 1968 na América Latina

Comissão discute infraestrutura e integração na América Latina

Comissão discute atitudes crise na América Latina

Oficina discute sobre agricultura familiar na América Latina e Caribe