Senado quer informações sobre acordo do Brasil com outros países na área de inteligência
A Mesa Diretora decidiu nesta quarta-feira (7) encaminhar pedido de informações ao ministro das Relações Exteriores, Antônio Patriota, sobre acordos de cooperação celebrados entre o Brasil e outros países nas áreas de inteligência, contra-inteligência, combate ao terrorismo, narcotráfico, e outros crimes transnacionais.
O requerimento apresentado pelo senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), foi motivado pela revelação em julho de um esquema de espionagem feito pelo governo dos Estados Unidos. A espionagem americana monitorou inclusive o Brasil nos últimos anos conforme reafirmou nesta terça-feira (6) o colunista Glenn Greenwald, do jornal britânico The Guardian, em audiência pública no Senado Federal.
Restos a Pagar
Na mesma reunião, a Mesa aprovou pedido de informações apresentado pelo Líder do PSDB, Aloysio Nunes Ferreira (SP), sobre o valor dos restos a pagar do orçamento da União nos últimos cinco anos. O requerimento será encaminhado ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.
O senador tucano pede que a relação seja acompanhada dos respectivos documentos comprobatórios, e especificando cada empenho por função orçamentária, individualizando cada projeto ou obra; valor individual; origem da inclusão, se emenda parlamentar ou projeto original; situação atual, se apenas empenhado ou já liquidado.
Aloysio Nunes justifica o pedido citando recentes levantamentos que indicam que neste ano os restos a pagar atingirão mais de R$ 200 bilhões.
Terceirizados
Entre os itens aprovados nesta quarta-feira está ainda uma série de requerimentos direcionados aos ministérios do governo Dilma Rousseff requisitando informações sobre o quantitativo de trabalhadores terceirizados em exercício.
O pedido apresentado pelo senador Aécio Neves (PSDB-MG) requer a relação de funções exercidas por esses trabalhadores e as unidades em que estão lotados. O parlamentar solicita também o valor anual das despesas com terceirização, com dados a partir de 2002; e a existência de servidores aprovados em concursos públicos com prazo de vigência ainda não expirados, além de outros dados complementares.
Em sua justificativa, o autor da proposta argumenta que o noticiário nacional registra um aumento significativo no número de servidores terceirizados em exercício na administração direta e indireta federal, em prejuízo da contratação de servidores de carreira e da modernização e valorização da administração pública.
Gratificação de Desempenho
Os integrantes da Mesa Diretora também decidiram suspender o pagamento de uma parcela da gratificação de desempenho para servidores efetivos e comissionados da Casa, conforme nota divulgada na página da Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado.
07/08/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alvaro Dias quer informações sobre empréstimos secretos do Brasil a países estrangeiros
Rollemberg quer informações sobre possível acordo entre Brasil e EUA no Centro de Lançamento de Alcântara
Brasil quer atrair cientistas estrangeiros e brasileiros que atuam em outros países, diz Dilma
Brasil quer intensificar cooperação internacional para uso de bases de outros países na Antártica
Brasil firma acordo de cooperação na área de Defesa com Países Baixos
Brasil troca experiências com outros países sobre relações de trabalho