Brasil reduz índices da fome na América Latina
O Brasil obteve um bom resultado no combate à fome, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para América Latina e Caribe. Esse resultado ajudou a puxar para baixo os índices de fome na América Latina. Foi o que anunciou nesta semana o representante regional da FAO, José Graziano da Silva, durante o 1º Colóquio sobre Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e na América Latina.
No evento, realizado em Brasília (DF), José Graziano explicou que a FAO faz um acompanhamento sistemático anual sobre segurança alimentar e que a instituição irá anunciar, esse ano, um número melhor sobre a fome. A redução na forme, segundo ele, refere-se em especial aos resultados alcançados pelo Brasil.
O resultado do encontro embasará um documento que será levado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) à 3ª Mesa da Sociedade Civil Brasil e União Europeia, que acontecerá em setembro, na Antuérpia (Bélgica). Pela primeira vez, o tema segurança alimentar será discutido no conselho, que reúne representantes da sociedade civil de 25 países europeus.
No CDES, o conselheiro Alberto Broch, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), disse que o colóquio de Brasília aprofunda o debate sobre a situação atual e as perspectivas das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional no Brasil e na América Latina.
"O colóquio é uma forma de nivelar o conhecimento dos conselheiros do CDES, já que irá contribuir para o processo de preparação dos conselheiros, que resultará na construção de um documento com o posicionamento do órgáo, para debater o tema da Segurança Alimentar e Nutricional na Mesa Redonda da Sociedade Civil Brasil - União Européia, a ser realizada em setembro, na Bélgica", lembrou Broch.
O presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Renato Maluf, disse que a construção da segurança alimentar e nutricional (SAN) no Brasil é um misto das políticas agrícolas e sociais, não é só agricultura, mas também foco social.
O CDES dará continuidade ao debate promovendo um novo colóquio, no fim de julho, cujo tema será agricultura e sustentabilidade.
Fonte:
Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES)
24/06/2010 20:42
Artigos Relacionados
América Latina pode erradicar a fome até 2025, diz José Graziano
Brasil recebe ministros da America Latina e do Caribe
Brasil lidera recuperação da crise na América Latina
Brasil lidera produtividade agrícola na América Latina
Brasil e FAO reforçam combate à miséria na América Latina
FOGAÇA DESTACA LIDERANÇA DO BRASIL NA AMÉRICA LATINA