Brasil se prepara para a 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos



A 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos no Brasil começa no próximo domingo (29), com programação que vai chamar a atenção dos consumidores para as formas de identificação do produto orgânico no comércio: o selo brasileiro oficial e a declaração de cadastro do agricultor familiar.

Hoje, existem 9.700 produtores orgânicos cadastrados no Ministério da Agricultura. Muitos agricultores familiares, certificadoras e sistemas participativos de garantia estão em fase de credenciamento. “O universo de produtores orgânicos no Brasil é bem maior, mas muitos ainda precisam se regularizar”, explica a fiscal da Coordenação de Agroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura Virgínia Lira.

Do dia 29 até o dia 5 de junho, haverá atividades em todo o País, como palestras para os consumidores sobre as características do produto orgânico e a legislação pertinente, além de feiras livres, espaços de degustação em restaurantes ou em oficinas de culinária.

Nove entidades governamentais participam da 7ª Semana dos Alimentos Orgânicos, que vai alcançar todo o País: Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência e Tecnologia; da Educação; da Saúde; do Desenvolvimento Agrário; do Desenvolvimento Social; do Meio Ambiente; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea). Também são parceiros o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Associação Brasileira de Supermercadistas (Abras) e o Grupo Pão de Açúcar.


Selo

A semana temática vai abordar as formas de identificação dos produtos orgânicos, que foram ampliadas em janeiro deste ano, com a aplicação do selo brasileiro oficial. O consumidor pode identificar o produto orgânico por meio do selo brasileiro ou pela declaração de cadastro do agricultor familiar.

O selo está presente em produtos vendidos em supermercados e é concedido por Organismos de Avaliação da Conformidade – (OAC) credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.  No caso da declaração,os agricultores familiares organizam-se em grupos e se cadastram no Ministério da Agricultura, que fornece o documento que deve estar visível ao consumidor como garantia de que o produtor está seguindo corretamente as normas brasileiras.

Outro mecanismo de controle é o Sistema Participativo de Garantia (SPG) reconhecido legalmente. Consiste na união de consumidores, produtores, associações e técnicos, que se autofiscalizam para garantir a qualidade de seus produtos como orgânicos. Os SPGs precisam ser credenciados e auditados pelo Ministério da Agricultura para utilizar o selo do SisOrg em seus produtos.

Apenas a certificação por auditoria e os sistemas participativos de garantia podem adotar o selo do SisOrg. O Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, feito pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, reúne todos os tipos de mecanismo utilizado pelos produtores para certificação.


Fonte:
Ministério da Agricultura



24/05/2011 20:02


Artigos Relacionados


Brasil se prepara para plano de eliminação de poluentes orgânicos persistentes

Embrapa organiza Semana dos Alimentos Orgânicos na BA

Ministério da Agricultura promove 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos

Alimentos orgânicos serão priorizados durante eventos esportivos no Brasil

Assentados na Bahia produzem alimentos orgânicos para comunidades carentes

Casal se destaca na produção de alimentos orgânicos