Fórum Social Mundial 2011 começa no domingo (6) com participação do Brasil



O Brasil participa neste domingo (6) da abertura da 11ª edição do Fórum Social Mundial 2011, em Dacar, no Senegal. Nas atividades, o País será representado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

A agenda de participações brasileiras no encontro começa efetivamente na segunda-feira (7), quando o ministro compõe a mesa “África e as Relações Sul-Sul”. Às 19 horas, Carvalho se encontra com representantes do Conselho Internacional do Fórum Social Mundial.

Na terça-feira (8), às 9 horas, o ministro participa do Fórum de Autoridades Locais. Na parte da tarde, participa de atividades das Fundações Perseu Abramo e Maurício Grabois, além de fazer parte da Mesa “Relações Brasil-África: Balanço e Desafios”.

Estão confirmadas as presenças das ministras da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Maria do Rosário, e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Helena de Bairros e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome(MDS), Rômulo Paes.

O Fórum Social Mundial (FSM), realizado de 6 a 11 de fevereiro, está em sua 11ª edição e tem como enfoque a história de resistência e luta dos povos africanos. O FSM, uma iniciativa da sociedade civil, é um encontro democrático que procura incentivar os debates e o aprofundamento da reflexão coletiva, a formulação de propostas alternativas, a troca de experiências e a constituição de coalizões e de redes entre os movimentos sociais e organizações da sociedade civil. O evento caracteriza-se pela pluralidade e pela diversidade e se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos da sociedade civil.


Fonte:
Secretaria-Geral da Presidência da República

 

24/02/2011 19:14


Artigos Relacionados


Gilberto Carvalho representará Brasil no Fórum Social Mundial de 2011 em Dacar

Paim faz balanço de sua participação no Fórum Social Mundial

José Nery que ampliar participação parlamentar no Fórum Social Mundial

Inácio Arruda relata participação em Fórum Social Mundial no Senegal

Azeredo repudia veto à participação de Fortunati no Fórum Social Mundial

Fórum Social Mundial começa nesta 3ª feira