Brasil sediará projeto internacional sobre o impacto do homem no ambiente terrestre



De 17 a 19 de novembro, em Ilhabela (SP), cientistas de vários países estarão reunidos para avaliar mudanças de uso e cobertura da terra na América do Sul em busca do desenvolvimento sustentável. No workshop do Global Land Project (GLP), uma das ações mais esperadas é o anúncio da mudança para o Brasil do escritório internacional do Global Land Project, que está instalado desde 2006 na Universidade de Copenhague, na Dinamarca. 

A partir de janeiro de 2012, as atividades do escritório serão realizadas no Inpe de São José dos Campos (SP), o que faz do Brasil o primeiro país do Hemisfério Sul a receber o escritório internacional da iniciativa.

Nas atividades do workshop, os participantes vão trocar opiniões sobre as consequências das mudanças de uso da terra e discutir políticas públicas para que os países sul-americanos possam conciliar sustentabilidade, crescimento econômico e distribuição de renda. As apresentações abordarão modelagem e análise de dados, adaptação de ecossistemas, Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação de florestas (REDD+), prestação de serviços ambientais, entre outros temas.

No encontro, o diretor do Inpe, Gilberto Câmara, membro do comitê científico do GLP e articulador de sua instalação no Brasil, também apresentará os resultados do monitoramento da Amazônia realizado pelo instituto há mais de duas décadas. Também falará sobre as relações entre uso da terra e segurança alimentar. 

O coordenador do Programa Amazônia do Inpe, Dalton Valeriano, abordará a resiliência da floresta à variabilidade climática e sua vulnerabilidade à ocupação humana. Bernardo Rudorff, Ana Paula Aguiar, Patrícia Pinho e Roberto Araújo, pesquisadores do Inpe, também estão entre os palestrantes do evento, que recebe ainda cientistas de outros institutos e universidades do Brasil e exterior. Confira aqui a programação completa do workshop.


Global Land Project 

O GLP é uma iniciativa do International Human Dimensions Programme on Global Environmental Change (IHDP) e do International Geosphere–Biosphere Programme (IGBP), que possui escritório regional no Inpe para o estudo da interação entre homem e ambiente terrestre em prol do melhor entendimento científico das mudanças globais.


Fonte:
Inpe



11/11/2011 16:49


Artigos Relacionados


Brasil sediará Congresso Internacional de Eletrocardiologia

Educação: Projeto sobre meio ambiente de escola estadual é mostrado em festival internacional

Impacto do crescimento demográfico sobre o ambiente preocupa Sarney

Brasil sediará conferência sobre propriedade intelectual

Brasil sediará reunião da OMS sobre centros de monitoramento de medicamentos

Brasil sediará Conferência Mundial sobre Determinantes Sociais da Saúde no RJ