Impacto do crescimento demográfico sobre o ambiente preocupa Sarney



A 16 dias da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas , a realizar-se em Copenhague, o presidente do Senado, José Sarney, afirmou que os ecologistas não estão dando a devida atenção ao crescimento demográfico - para ele, a questão mais preocupante quando se avalia o aquecimento do planeta.

- Não se pode falar em ecologia sem se falar em demografia. Lévi-Strauss dizia que o homem é o principal poluidor. Então, se a população mundial continua a crescer da maneira que está crescendo e a previsão é que, em 2050, ela chegue a 9,5 bilhões de pessoas, é quase impossível a convivência e a sobrevivência da espécie humana - afirmou Sarney, ao chegar nesta sexta-feira (20) ao Senado.

Sarney alertou para os problemas que o crescimento demográfico acarretará, a começar pela escassez de recursos naturais. Para ele, mais relevante que a simples inquietação com o aquecimento do planeta é a necessidade de medidas para evitar que a população aumente a ponto de o mundo tornar-se inviável.

- Nós vamos ter problemas relativos a recursos naturais. A Terra não terá auto-sustentabilidade com uma população sem controle. Então, o homem tem que falar em ecologia, mas com demografia. Se nós não tivermos controle demográfico, não adianta preservar a natureza, porque o homem é o grande poluidor. E eu acho que os ecologistas não estão dando a devida atenção a isso.

Na opinião de Sarney, apesar de faltarem 16 dias para a reunião de Copenhague, o Plenário do Senado terá tempo de votar dois projetos que consolidam uma política nacional sobre mudança do clima, que acabam de ser aprovados pela Comissão de Infraestrutura (CI). Para ele, não haverá resistências a essa votação.

- Esse é um assunto que diz respeito à sobrevivência da humanidade. Ninguém pode ficar alheio a essa preocupação. Como não há assunto político a discutir, acredito que as diversas correntes dentro do Senado cheguem a um acordo e possamos votar - afirmou ele.



20/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Impacto de cortes no Orçamento sobre a Defesa Nacional preocupa senadores

Brasil sediará projeto internacional sobre o impacto do homem no ambiente terrestre

Impacto do novo Código Florestal em APPs preocupa pesquisador

NABOR DESTACA POSIÇÃO DE CLINTON SOBRE CRESCIMENTO E MEIO AMBIENTE

IBGE promove seminário internacional sobre censo demográfico

Senadores manifestam preocupação com impacto da política monetária no crescimento