Brasil sem Miséria é tema do programa de rádio 'Brasileiras' deste mês
Nesta quinta-feira (16), o programa Brasileiras – uma edição especial do Brasil em Pauta – vai tratar do combate à miséria no País, tendo como foco as mulheres. No programa, a secretária Extraordinária de Superação da Extrema Pobreza do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Ana Fonseca, falará sobre as ações do Plano Brasil sem Miséria, que tem a meta de retirar 16,2 milhões de brasileiros da situação de extrema pobreza.
Produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, o Brasileiras é um programa de rádio mensal que aborda ações e políticas do governo federal dirigidas para as mulheres. A entrevista será transmitida ao vivo, pela NBR TV, das 8h às 9h, e pode ser acompanhado por meio do site da Secretaria. Para as rádios, o sinal de transmissão é disponibilizado pelo mesmo canal da "Voz do Brasil". Após o programa, o áudio da entrevista também estará disponível no site da Secretaria de Imprensa da Presidência da República.
Maioria Feminina
A distribuição da população em extrema pobreza, segundo o Censo Demográfico 2010 por sexo, revela que há superioridade da presença feminina (50,5% contra 49,5%) no País. Nas áreas urbanas, a presença feminina chega a 52,6% da população em extrema pobreza.
Com um conjunto de ações que envolvem a criação de novos programas e a ampliação de iniciativas já existentes, em parceria com estados, municípios, empresas públicas e privadas e organizações da sociedade civil, o governo federal quer incluir a população mais pobre, em especial as mulheres, nas oportunidades geradas pelo forte crescimento econômico brasileiro.
Zona rural
Direcionado aos brasileiros que vivem em lares cuja renda familiar é de até R$ 70, o Brasil sem Miséria vai localizar as famílias extremamente pobres e incluí-las de forma integrada nos mais diversos programas de acordo com as suas necessidades. Para isso, o governo seguirá os mapas de extrema pobreza produzidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O plano engloba ações nos âmbitos nacional e regional. Na zona rural, por exemplo, incentiva o aumento da produção por meio de assistência técnica, distribuição de sementes e apoio à comercialização. Na área urbana, o foco da inclusão produtiva é a qualificação de mão-de-obra e a identificação de emprego. Além disso, as pessoas que ainda não são beneficiárias do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) serão incluídas nestes programas de transferência de renda.
O Brasil sem Miséria vai priorizar ainda a expansão e a qualificação dos serviços públicos em diversas áreas, assegurando, por exemplo, documentação, energia elétrica, alfabetização, medicamentos, tratamentos dentário e oftalmológico, creches e saneamento. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) serão os pontos de atendimento dos programas englobados pelo Brasil Sem Miséria.
Participam do programa, ao vivo, as rádios: CBN (Rio de Janeiro/RJ), Nacional AM (Brasília/DF), Caturité 1050 AM (Campina Grande/PB), Itatiaia (Belo Horizonte/MG), Educadora 107,5 FM (Salvador/BA), Redesim Sat (Vitória/ES), Bandeirantes (São Paulo/SP), Rádio da Universidade (UFRGS /Porto Alegre /RS), Emissora Rural (Petrolina/PE) e Veneza FM (Caxias/MA).
Fonte:
Presidência da República
15/06/2011 18:42
Artigos Relacionados
Empreendedorismo feminino é tema do programa Brasileiras deste mês
Mulheres no mercado de trabalho é tema do programa Brasileiras deste mês
Mulheres brasileiras terão atenção especial no Plano Brasil Sem Miséria
Rádio Senado apresenta programa sobre as árvores brasileiras baru e cumaru
Campanha Brasil sem Miséria entra em nova fase na internet, no rádio e na TV
Brasil Sem Miséria é tema da Conferência de Assistência Social de BH