Brasil será líder no século XXI, diz Pimentel a investidores em Nova York
O Brasil teve enormes avanços sociais e econômicos nos últimos anos e vai continuar nesta trajetória para se tornar uma liderança importante no século XXI, disse nesta quarta-feira (25) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, a investidores e executivos de fundos de investimentos americanos que participaram de um seminário em Nova York sobre oportunidades de investimentos em infraestrutura no país.
O evento contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff. O ministro observou que “não há nenhum indicador que nos aponte uma reversão nessa trajetória”. E garantiu: “Não vamos andar para trás. O povo brasileiro sabe o que conquistou nesses últimos anos. Somos um grande país e vamos continuar grandes”.
Pimentel destacou, ainda, a segurança jurídica brasileira, afirmando que “não há nenhum exemplo, nem recente, nem mais remoto, de quebra de contrato pelo governo brasileiro”. Fernando Pimentel foi um dos palestrantes do seminário "Oportunidades em Infraestrutura no Brasil".
Ele lembrou que o Brasil é um país de economia aberta e que recebe bem o capital estrangeiro. “As empresas de capital estrangeiro jamais sofreram qualquer discriminação no Brasil”, afirmou.
Para o ministro, a sociedade brasileira preza três princípios básicos que dão segurança aos investidores nacionais ou estrangeiros: democracia consolidada, moeda estável, com combate permanente à inflação e crescimento econômico com inclusão social. “Esse é o retrato atual do Brasil e será o das próximas décadas. Veremos sempre os três valores”, assegurou. Segundo Pimentel, esses valores são resultado de consensos construídos na sociedade brasileira nos últimos 25 anos.
Competitividade
Agora, segundo o ministro, assiste-se à construção da unidade nacional em torno da competitividade como uma necessidade da economia brasileira. “A sociedade brasileira busca criar um país competitivo. Isso implica em baixar os custos internos do país, da energia, do trabalho, dos tributos, modernizar a nossa legislação em vários ângulos. E não por outro motivo estamos colocando na rua o maior pacote de concessões públicas da história do país”, apontou. O ministro sustentou que os investidores que forem para o Brasil agora vão se beneficiar dos resultados desse novo consenso.
Ainda durante sua apresentação, Pimentel lembrou que o menor prazo de concessão previsto no pacote do governo é de 25 anos e disse que, por isso mesmo, é necessária uma reflexão de mais longo prazo sobre o país.
Fonte: Portal Brasil com informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior
25/09/2013 20:16
Artigos Relacionados
Café arábica brasileiro será negociado na Bolsa de Nova York
DE NOVA YORK, BRASILEIRO PEDE PRESERVAÇÃO DA VOZ DO BRASIL
DE NOVA YORK, BRASILEIRO PEDE PRESERVAÇÃO DA VOZ DO BRASIL
Brasil apresenta Marco Civil da Internet em Nova York
Brasil e Irã dialogam sobre libertação de presos, em Nova York
Brasil é premiado em exposição internacional de Nanoarte em Nova York