Brasil terá Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Governo vai disponibilizar R$ 100 milhões aos estados que aderirem ao Progestão; neste Dia Mundial da Água, principais edifícios da Esplanada dos Ministérios serão iluminados em azul
Responsável por 12% das reservas de água doce disponíveis no mundo, o Brasil possui oito principais bacias hidrográficas, distribuídas desigualmente em seu território. Enquanto 70% do volume da água brasileira se concentra na Bacia Amazônica, um volume inferior a 5% das reservas estão na região Nordeste do País. Tal divisão dificulta o acesso nacional à água tratada e exige ainda mais de cada estado nos cuidados com o recurso natural.
Para incentivar a gestão das águas nos estados, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Agência Nacional das Águas (ANA) lançaram o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), nessa quinta-feira (21), véspera do Dia Mundial da Água.
A ação busca também melhorar a articulação entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e os Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segrehs). Trata-se de um programa de incentivo financeiro, por meio de pagamentos por resultados.
Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal podem participar do Progestão. A adesão ao programa é voluntária. Ao todo, a ANA vai investir R$ 100 milhões, nos próximos cinco anos, nos estados que aderirem ao programa.
22/03/2013 12:10
Artigos Relacionados
Rondônia adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Sergipe adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Pará adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Tocantins adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Rio de Janeiro adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas
Goiás adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas