Brasil terá Pacto Nacional pela Gestão das Águas



Governo vai disponibilizar R$ 100 milhões aos estados que aderirem ao Progestão; neste Dia Mundial da Água, principais edifícios da Esplanada dos Ministérios serão iluminados em azul

 

Responsável por 12% das reservas de água doce disponíveis no mundo, o Brasil possui oito principais bacias hidrográficas, distribuídas desigualmente em seu território. Enquanto 70% do volume da água brasileira se concentra na Bacia Amazônica, um volume inferior a 5% das reservas estão na região Nordeste do País. Tal divisão dificulta o acesso nacional à água tratada e exige ainda mais de cada estado nos cuidados com o recurso natural.

Para incentivar a gestão das águas nos estados, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Agência Nacional das Águas (ANA) lançaram o Programa de Consolidação do Pacto Nacional pela Gestão das Águas (Progestão), nessa quinta-feira (21), véspera do Dia Mundial da Água. 

A ação busca também melhorar a articulação entre o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Singreh) e os Sistemas Estaduais de Gerenciamento de Recursos Hídricos (Segrehs). Trata-se de um programa de incentivo financeiro, por meio de pagamentos por resultados. 

Todos os estados brasileiros e o Distrito Federal podem participar do Progestão. A adesão ao programa é voluntária. Ao todo, a ANA vai investir R$ 100 milhões, nos próximos cinco anos, nos estados que aderirem ao programa.