Sergipe adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas



O estado de Sergipe (SE) aderiu neste mês ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas com a assinatura do Decreto nº 29.412/2013. O documento confirma a adesão voluntária ao Pacto, que é um estímulo à gestão de recursos hídricos na esfera estadual e está de acordo com o princípio da gestão descentralizada contido na Política Nacional de Recursos Hídricos. A iniciativa é da Agência Nacional de Águas (ANA) que disponibilizará R$ 100 milhões nos próximos cinco anos para os estados que aderirem a esta ação.

Já aderiram à iniciativa os estados da Paraíba, do Acre, do Mato Grosso do Sul, de Alagoas, do Paraná, do Piauí, do Mato Grosso e de Rondônia.

Num primeiro momento, haverá o desembolso de até cinco parcelas de R$ 750 mil município. Com isso, a ANA visa a incentivar o fortalecimento dos sistemas estaduais de gerenciamento de recursos hídricos através de ações que melhorem a implantação dos instrumentos de gestão previstos pela Política Nacional de Recursos Hídricos e pelas políticas estaduais.

Os recursos financeiros do Programa de Consolidação do Pacto Nacional (Progestão) só são liberados após o cumprimento de metas fixadas pelos estados e aprovadas por seus respectivos conselhos estaduais de recursos hídricos.

Dentre as metas estão o aperfeiçoamento da rede de monitoramento quantitativo e qualitativo de rios, formação de banco de dados relativos à disponibilidade hídrica ou emissão de outorga (autorização) para uso dos recursos hídricos, elaboração de estudos e planos de bacia, capacitação ou implantação da cobrança pelo uso dos recursos hídricos.

Plano Nacional de Recursos Hídricos
O Pacto Nacional de Recursos Hídricos, um dos instrumentos que orienta a gestão das águas no Brasil, tem como objetivo a definição de diretrizes e políticas públicas voltadas para a melhoria da oferta de água, em quantidade e qualidade, gerenciando as demandas e considerando ser a água um elemento estruturante para a implementação das políticas setoriais, sob a ótica do desenvolvimento sustentável e da inclusão social.

O conjunto de diretrizes, metas e programas que constituem o Pacto foi construído em amplo processo de mobilização e participação social. O documento final foi aprovado pelo Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH) em 30 de janeiro de 2006.

O Ministério do Meio Ambiente é responsável pela coordenação do PNRH, sob acompanhamento da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos.

Fonte:
Agência Nacional de Águas




29/08/2013 20:01


Artigos Relacionados


Rondônia adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas

Pará adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas

Tocantins adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas

Rio de Janeiro adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas

Goiás adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas

Paraná adere ao Pacto Nacional pela Gestão das Águas